Cortando o buraco perfeito para falantes

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
71
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Amigos, tenho acompanhado alguns grupos de marcenaria no Facebook e deparei-me, mais de uma vez, com pessoas cortando buracos para altofalantes usando serra tico-tico.

Esse é um erro que muitos cometem, até porque a serrinha é uma das ferramentas mais comúns na marcenaria. Porém não é assim que os profissionais fazem buracos de falantes.

O corte perfeito se faz com tupia! Porém vejo que muitos ainda não utilizam essa técnica.

O seguinte vídeo ilustra o processo. Essa guia para fazer cortes circulares pode ser construída em sua oficina mesmo. Eu no caso fiz minha guia de 12" de policarbonato aproveitado de ferro velho, adaptei e fiz os furos para acoplar à base de minha tupia. Porém, se tiver a possibilidade de adquirir uma jig profissional, uma boa ferramenta nunca é demais, até porque essas profissionais tem diversas medidas, conforme visto no vídeo.

Registro
16/2/12
Aprovações
16
Pontos
18
Ideia genial, e fácil de replicar. Pois como você disse cortar redondo com a tico-tico nunca deixa o corte bom!

fconde

Veterano
Registro
11/4/13
Aprovações
2
Pontos
3
Quando fiz a minha caixa usei uma broca de corte lateral, e a guia para o furo usei uma régua de PVC , de um lado presa no centro com um parafuso, do outro prendi no limitador de profundidade da furadeira...