Construa seu transformador de saída (Push-Pull 2 x EL34 - 330V - 4 ohms)

Discussão em 'Montagem de Amplificadores' iniciado por Jorge Luiz, 24/2/16.

1. Jorge Luiz

Jorge Luiz Forista Novato

Registro:
    16/5/15
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Olá,

É meu primeiro tópico aqui embora já tenha aprendido muito com o Zé em outros fóruns quando comecei a me interessar por isso há uns 8 anos atrás.

Já me aventurei algumas vezes a enrolar transformadores para amplificador de guitarra mas gostei muito do resultado sonoro do último que fiz, então decidi compartilhar. Não lembro de todos os parâmetros que usei para o cálculo então vou colocar o necessário para qualquer um enrolar um igual.

Usei o ferro que tinha em mãos e escolhi os fios de acordo com a corrente necessária para explorar nesta tensão, ao menos 90% da dissipação máxima de duas EL34. Não buscava volume e sim complexidade nos agudos e profundidade nos graves.

Fiz ele com exatas 2662 expiras no primário e cerca de 98 no secundário. Os 330V do título é sem carga mas da pra usar com tensões mais altas sem grandes problemas.

Na verdade, fazê-lo para tensões mais altas permite que seja usado um fio mais fino no secundário, então pode ser que não precise dividi-lo em 5 enrolamentos. (mais abaixo explico porque)

Usei papel manteiga entre as camadas e polipropileno 0,12mm entre enrolamentos.

Lista de enrolamentos:
    1) 1/4 do enrolamento primário - direção A
    2) Enrolamento secundário com 62 espiras - direção A
    3) Enrolamento secundário com 62 espiras - direção A
    4) 1/4 do enrolamento primário - direção B
    5) Enrolamento secundário com 36 espiras - direção A
    6) 1/4 do enrolamento primário - direção A
    7) Enrolamento secundário com 62 espiras - direção A
    8) Enrolamento secundário com 62 espiras - direção A
    9) 1/4 do enrolamento primário - direção B

Liga-se em série os enrolamentos 1-6-4-9, nesta ordem.
    O começo do 1 vai para uma EL34 assim como o fim do 9 vai na outra. O Center tap é na junção do 6 e 4.
    Os enrolamentos 2-3-7-8 são ligados em paralelo e o fim deles ligados em série com o enrolamento 5. Isso foi necessário porque se fizesse três camadas de 36 espiras com o fio do enrolamento 5, não caberia no ferro; então fiz 4 enrolamentos com fios mais finos, um só com fio mais grosso e liguei da maneira descrita.

Mesmo sabendo que teria uma resposta mais linear na etapa de power, sabendo também que o preamp do meu amigo nada mais é do que uma cópia do super reverb da Fender, arrisquei. Não sei se faria o mesmo num ampli com o pré mais simples.

É isso... Sonzera de muitos graves, médios e agudos! Sem esquentar nadinha.

Só me arrependo de não ter diminuído a impedância do primário para ganhar um pouco mais de volume, no entanto, quando enrolei ele não sabia qual a tensão que iria usar na fonte. Mas não pense que o volume ficou baixo. Compete com esses amps transistorizados de 80Watts que se encontra por aí ou é até mais alto.

Não tive como fazer muitos testes com ele pois assim que funcionou levei para o meu amigo experimentar e ver se era esse timbre mesmo que ele queria. Ele não quis devolver o ampli hehehe. Quem sabe mais pra frente pego ele. Não abusei muito da alimentação negativa também, algo em torno de -17V.

Fazia algum tempo que não me aventurava nesses circuitos e ao mesmo tempo sei que tem pessoas muito mais especializadas para construir transformadores aqui no fórum. Mas fica a dica para quem ta sem grana e quer fazer seu próprio trafinho com resultados satisfatórios.

Saudações

Ronconi curtiu isso.
  2. Ronconi

Ronconi Usuário PRO / Fabricante

Registro:
    9/2/15
    Likes Recebidos:
    44
    Pontos:
    18
    Muito bom, parabéns pelo trabalho!!!

Jorge, tu poderia mandar instruções semelhantes para um transformador de saída para um amp com 6V6 Single-ended?

Valeu!

Cesar Fontanella curtiu isso.
  3. Jorge Luiz

Registro:
    16/5/15
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Olá Ronconi, infelizmente eu não tenho esses dados, mas pelo que sei um entrelaçamento de 3 a 5 enrolamentos para esse trafo é mais do que suficiente. Tenta fazer as contas com o material disponibilizado na internet e posta um tópico aqui no fórum pedindo ajuda. Vai ter resultados mais rápidos. Se eu achar alguma coisa no meu material eu posto aqui depois. Abcs

4. uhindson monteclaro

uhindson monteclaro Forista Novato

Registro:
    7/6/16
    Likes Recebidos:
    5
    Pontos:
    3
    amigo jorge poderia me passar as medidas do trafo e fios e se possivelcomo fez o cauculo .obrigado.

5. Jorge Luiz

Registro:
    16/5/15
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Olá Uhindson,

Faz tempo que eu fiz esse trafo e o ampli não está mais comigo pois era uma restauração, mas não tem erro.

Sabendo da tensão de placa e a polarização você tem a classe que vai operar as válvulas e a estimativa da corrente que vai circular no trafo em repouso e pico. Assim você escolhe a bitola do fio. *(Encontrará gente na internet falando para escolher fios mais grossos do que o necessário mas não faça isso que é furada)

Já as medidas dele dependem da capacidade do ferro que você tem mesmo. Sabendo a indutância magnética do material e a potência da saída projetada, coloque na fórmula e pronto. Não se esqueça que neste caso é bom superdimensionar as medidas do ferro um pouquinho (no máximo 10% neste caso).

Saudações

jfonseca curtiu isso.
  6. uhindson monteclaro

Registro:
    7/6/16
    Likes Recebidos:
    5
    Pontos:
    3
    obrigado amigo jorge ,eu postei um do tremendao 50w ,eu mesmo desmontei.mas o calculo desses amps ,os de audio sao mosca branca.rsrsrsrsrsr

jfonseca curtiu isso.
  7. Jorge Luiz

Registro:
    16/5/15
    Likes Recebidos:
    3
    Pontos:
    3
    Não tem tanto segredo assim, ainda mais para amplis de guitarra. O pessoal que vende inventa umas coisas justamente para se destacar e causar a impressão de que se você não comprar esse ou aquele, perderá alguma coisa.
    Mas se você seguir uma fórmula e ter cuidado ao enrolar o trafo, terá um resultado satisfatório.

8. uhindson monteclaro

Registro:
    7/6/16
    Likes Recebidos:
    5
    Pontos:
    3

Compartilhe esta Página