Conhecendo os traçadores de curvas etracer e utracer

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Há alguns anos estou querendo fazer um curve tracer para valvulas. Estava desenhando um esquema usando variac, dimmer e outros métodos de controle de tensão AC quando me deparei com o projeto utracer e seu derivado etracer. Foi então que notei o quão primitivo era o meu projeto - o pulo do gato utilizado no uTracer merece destaque.

Compartilho com vocês então um pouco sobre esses dois excelentes traçadores de curvas.

uTracer

O utracer deu o pulo do gato para traçadores de curva modernos.

Vejam o tamanho da placa completa: The uTracer, a miniature Tube Tester / Curve Tracer.

utracer.jpg

Fiquei impressionado com o tamanho da placa, especialmente considerando a funcionalidade completa que esse traçador oferece.

A sacação do uTracer foi na fonte de alimentação.

O criador do projeto teve o insight de que para traçar a curva da válvula não é preciso alimentar o +B com 500 V continuos.

Ele dá apenas um pulso de alta tensão e deixa o capacitor descarregar, pegando amostras de V e I durante toda a descarga. Lendo milhões de vezes por segundo, o que é fácil para um microcontrolador qualquer, ele traça uma curva completa.

Dezenas de projetos utilizam o uTracer como base. A única limitação dele é a tensão de trabalho que só chega até os 400epoucos de +B e -45 de bias. Foi para ampliar a faixa de tensão que criaram o eTracer.

eTracer

O etracer é uma adaptação do utracer.

etracer.jpg

O criador do etracer comprou um utracer mas notou que precisava de menor tensão de bias e maior tensão +B para testar certas válvulas.

Então ele adaptou o circuito, mudou a tensão de grid para minimo de -120V e aumentou tensão de anodo para 800V maximo.

O etracer usa o mesmo princípio do uTracer : emite pulsos por meio de um circuito DC-DC boost converter e lê a corrente de anodo durante toda a descarga do capacitor com amostragem de alta velocidade.

O grande "tchan" do eTracer é sua capacidade de trabalhar com até 800V. Como todos sabem chavear alta tensão não é trivial devido ao isolamento exigido, por isso é bem surpreendente ver o tamanho compacto da placa do eTracer.

etracer-placa.jpg

Outro porém é o preço do eTracer, vários múltiplos do preço do uTracer.

Conclusão

Ainda pretendo construir um traçador de curvas para estudar o comportamento de válvulas modernas. Porém, desta vez, seguirei a trilha dos circuitos não lineares.

As datasheets que temos foram em sua maioria feitas a mão 50 anos atrás. Com um tracer microcontrolado será possível aferir as características de válvulas de produção atual, verificando se elas mantêm as curvas de datasheets vintage.

Quem sabe se conseguir um tempo de sobra inicio esse projeto e compartilho os andamentos aqui no forum. Por enquanto me resta apenas pesquisar outros projetos de traçadores que utilizam fontes pulsadas. Os circuitos ficam realmente compactos usando essa arquitetura.

Referências

O uTracer original

Video da construção de um eTracer

TTT-3 Tube Tester e Tracer (uTracer adaptado)

Site oficial eTracer

Traçador bem simples, construído pelo Merlin Blencowe

Projeto de traçador da Elektor - voltado para semicondutores