calefação com tensão elevada (preamp)

fhn_lopes

Veterano
Registro
11/7/14
Aprovações
7
Pontos
8
Pessoal, bom dia. Estava dando uma pesquisada sobre uma modificação comum na potencia de  alguns amps higain, a famigerada elevated heaters mod.

Bom, eu estou construindo um preamp e minha premissa é baixo custo. consegui uma fonte que me dá 12vac no secundário, então pensei em usa-la para calefação. Minha duvida é que olhando a datasheet desse link http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/121279/GEC/12AX7.html , me parece que só posso usar 12,6V na calefação de uma 12ax7 se for em série. Isso significa que teho que fazer uma conecção entre os pinos 4 e 5 e conectar os 12v no pino 4 somente? Se for isso, posso acabar gerando hum??

Fiquei em duvida.

abraço!

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
71
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Oi fhn_lopes, tudo ok?

A tensão de calefação da 12AX7 é 6.3 ou 12,6 volts AC ou DC. Os elevated heaters não aumentam essa tensão. Para ligar em 12,6 usamos os pinos 4,5. Para ligar em 6.3 juntamos os pinos 4,5 e ligamos os 6V entre eles e o pino 9. Na verdade o pino 9 é o center-tap do filamento.

O que acontece é que normalmente se estabelece uma referência dos 6 ou 12 VAC para o terra DC do amp, normalmente por meio de 2 resistores de 100 OHMs casados ou de um trim-pot que permite balancear o hum. Dessa forma a calefação AC encontra-se a zero volts DC em relação ao circuito de áudio. Isso reduz muito o hum.

Em alguns trechos do circuito, o catodo pode encontrar-se com alta tensão. Por exemplo, no equalizador do Bassman o catodo de um triodo 12AX7 está a +190DC. Só que o filamento está a 0 VDC. Como o catodo está muito perto do filamento de calefação e está com tensão elevada, alí há um cenário onde pode ter centelhamento e geração de ruído porque o filamento passa a lançar eletrons direto no catodo que está muito mais positivo.

Por isso quando o catodo está muito positivo é conveniente elevar o bias DC do filamento! Por isso chama elevated heaters. Você liga o filamento em AC isolado do DC, e polariza em DC com +90 V ou algo assim. Dessa forma o filamento fica com mais tensão DC e o catodo elevado não fica tão acima do filamento.

Só que isso tem desvantagens também. Nas válvulas onde o catodo está próximo ao terra DC, como a V1 por exemplo, o filamento passa a estar elevado em relação ao catodo. Então é um jogo de encontrar o balanço ideal. Pessoalmente não uso elevated heaters em nenhum projeto meu, mas pode ser que em determinada circunstância possa ser a solução para algum hum que não foi resolvido de outra forma.

Espero não ter escrito muito! Abs. Fonseca

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
71
Pontos
48
Website
Valvulados.com
PS. Acima eu busquei explicar a questão dos elevated heaters. Respondendo diretamente à sua pergunta : não aumenta o hum ligando em 12,6.usando os pinos 4 e 5, pode ligar tranquilo.

A ligação em 6,3V usa o center-tap do filamento, que está ligado no pino 9. E o filamento das válvulas modernas é enrolado invertido nas duas metades. Quando se usa 12,6V o hum se cancela nas duas metades. E quando se usa 6,3V as duas metades do filamento estão invertidas e também cancelam hum. Então tanto faz ligar em 12,6 quanto 6,3, o ruído produzido depende mais do aterramento do filamento(o que foi falado acima) do que com a tensão de trabalho. De uma forma ou de outra, cada metade do filamento enxerga 6,3 V.

fhn_lopes

Veterano
Registro
11/7/14
Aprovações
7
Pontos
8
obrigado Fonseca!! O Loester tambem me respondeu o mesmo, na pratica posso fazer o mesmo arranjo (porque no caso sao 2 tubes) que se faz com 6,3v , ligando em paralelo os pinos 4 e 5 de ambas as tubes e trançando os fios em 90° entre si.

Maravilha, o projeto vai ganahndo vida... ja ja posto fotos.

fhn_lopes

Veterano
Registro
11/7/14
Aprovações
7
Pontos
8
Ja mudou tudo ahahahahaha. Mas obrigado pela resposta. Eu estava tentando fazer o mais barato possivel e usar os trafnhos de uma fonte de PC (127-220v/12v) mas vou optar pelo trafo TF6A da Schatz, feito especificamente para preamp. Nao sai caro e é a opção certa e SEGURA.

O trafo vem com 6,3VCT, ou seja, dois taps de 3,15V com CT. Agora fiquei em duvida, sempre achei que o pino 9 das 12ax7 não era ligado a nada, porem pelo que falou, tenho que ligar o CT deste filamento nele (nesse caso nos dois, ja que sao duas 12ax7?) correto? Ainda assim aterro o CT do trafo no star ground ou no barramento de terra do pedal?

Obrigado!!

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
71
Pontos
48
Website
Valvulados.com
A 12ax7 é sempre uma válvula de 12 volts. Mas o que ocorre: existiam também baterias +A de 6,3 V em rádios, então para tornar a 12AX7 mais versátil, os fabricantes pegaram a metade da resistência de calefação e ligaram no pino 9. Então internamente na 12AX7 o filamento é assim:

Pino 4 ----------- Pino 9 ----------- Pino 5

Se você ligar do pino 4 ao 5, liga-se com 12 V. Se ligar os pinos 4 e 5 juntos, você coloca 6,3v entre eles e o pino 9 - que é CT do filamento.

Como curiosidade: O prefixo das válvulas americanas nos dizem a tensão de calefação. Por exemplo 6L6 é de 6 volts e 50L6 é uma 6L6 com calefação de 50 volts.

fhn_lopes

Veterano
Registro
11/7/14
Aprovações
7
Pontos
8
entendi! Vendo o layout do meu amp eu percebo que os fios que vem da tensão de calefação de 6,3V se encontram no pino 4, que é ligado no 5 e o CT do secundário é ligado no pino 9. Se fosse 12V, ligaria direto no pino 4, este no 5 e o 9 ficaria vazio, correto?

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
12vdc liga a entrada no 4 e sai no 5, nada no 9.
6.3vac liga um lado no 4+5 e outro no 9.

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
alias, tanto o 6.3 quanto o 12v podem ser ac ou dc, certo?