Buzz no AX84 Hi Octane SEL

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Boa noite.
Rapaz... Tá difícil essa! kkkk
Agora seria a vez de isolar o primeiro triodo. Siga a mesma lógica.

Mudar a localização do R20 pode ajudar se você não seguiu à risca o layout do esquema.

Eu partiria para a remoção da segunda válvula do circuito.
Desacopla o C11 do R18, desacopla o condutor da junção R11/D3 que vai para R10/C7 e liga onde estava o C11... Testa aí.

Editado: Remoção de informação equivocada.

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Testei... Continua.
Isso significaria que está no tone stack ou power?

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Legal, já temos um foco... Isola o tone stack agora.
Essa é uma das tweaks que existem no VOX NT50H, dá pra fazer um bypass do sinal pelo tone stack...

Tenha em mente que isso vai aumentar bastante o ganho.

Se não resolver isolando o tone stack, daí partimos pro power.

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Boa, antes mesmo de ler seu post segui pra isolar o tone stack. Soltei o C7 e R10 e no lugar coloquei um caminho direto pro pino 1 do pot de volume, é isso?

O problema não acontece mais quando os ganhos estao no maximo, mas acontece como master volume bem mais baixo. Mais de 10% do master e ja faz o ruido. E geralmente vai do buzz pra um assovio fininho (como um rato) e fica mudo, como se tivesse sobrecarregado algo.

Minhas suposições:
- Resistor e diodo que ligam da grade para o catodo da v2. Eu não tinha o uf4007 e usei um IN 5408. [email protected]?
- potenciometro de volume estragado
- bias?
- deem uma olhada nos resistores entre o pino 4 da valvula de power e o B2. Teria alguma diferença aí pelo fato de eu estar usando a EL34?

Vamo que vamo. Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Só pra gente ficar atualizado, vamos lá...
1 - Isolou o segundo triodo da primeira válvula - Problema continua
2 - Isolou o primeiro triodo da primeira válvula - Problema continua (Aqui já descartamos problemas com os dois primeiros estágios de ganho)
3 - Isolou a segunda válvula - Problema continua
4 - Isolou o tone stack - Problema continua, porém com características distintas.
=======================================

Esses resistores que vão no circuito do pino 4 da válvula de power não precisam ser alterados, são um divisor de tensão pelo que estou vendo no schematic.

Diodo uf normalmente não pode ser substituído por diodo comum . Mas não vejo onde isso traria problema nesse esquema, parece que colocando um diodo Ultra-Fast no D3 você terá somente mais definição dos agudos.

O BIAS pode ser um ofensor aí nesse caso. Faça as medições e veja quanta corrente tá aí nessa válvula quando em idle...

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Acho que o bias está indo no caminho certo. Estou usando uma calculadora online. Normal o resistor de catodo / trimpot dar diferença quando o ampli esta ligado versus desligado? Qual o certo pra calculo de bias?

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Opa!!! Quase lá!
Ajustei o Bias e consegui evitar o erro, exceto em volumes fora do normal (Ganhos no máximo e volume praticamente também no máximo). Nesse ponto a microfonia já era alta então nem compensaria tocar nesse volume.
Vídeo aqui:
O buzz audível no vídeo é normal das coisas tremendo ao lado da câmera, exceto pelo hum em alto volume e a distorção que ficou estranha ao final do vídeo com os ganhos no talo e volume em 50%.

Curioso é que cheguei neste ponto sem o buzz do inferno com uma regulagem de resistor de cátodo de uns 750 ohms (sendo que no AX84 original KT88 seria de 420 e recomendam 330 para a EL34). Pela calculadora de bias que usei (+- 309 volts de diferença entre placa e cátodo, uns 25 volts passando pelo resistor de catodo) isso significaria uns 36% da dissipação de placa da EL34 com 29,7mA de corrente de placa e 9.1W.
Imagino que isso seja bom e que eu poderia aumentar ainda mais esse resistor (ou aumentando o resistor diminuirá a dissipação mais ainda?).

Aparentemente o resistor do NFB está bom mais ou menos na metade (uns 125k), terminando os testes do Bias eu travo essa resistência.
Como podem ouvir no vídeo, tem um hum basal em alto volume (1:45"), tentei tudo com o palitinho e não sai, imagino que seja praticamente impossível tirar isso.

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Tá jóia o timbre dele, marcoamf! Mesmo aqui nas minhas caixas de som xing-ling está muito bacana. Tem hora aí com esse timbre com bastante médio-grave que pensei que fosse sair um Money For Nothing rs.

O hum que você menciona nos 1:43 em diante modifica quando você mexe a guitarra(ou foi impressão minha?). Tem que testar o hum com o chassi virado para baixo em cima de uma chapa de metal e sem o cabo da guitarra plugado. Só aí vamos ter uma idéia do que é que está vindo de dentro do amp e o que está vindo de fora. Amp single-ended com alto ganho sempre faz barulho, o importante é a proporção de sinal pra ruído.

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Show de bola! Timbre cheio, tá legal mesmo aqui no fone de ouvido.
Interessante que conseguiu colocar o garoto pra falar alterando, e muito, os valores desses resistores. Cada dia que passa eu vejo que ainda não tenho conhecimento pra me aventurar numa construção dessas.

Se não tiver com intenção de fazer uma tampa para o chassis é interessante colocar, pelo menos, uma folha de alumínio ou cobre colada na parte interna do gabinete onde vai parafusá-lo.

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
É bem o que você disse, Zé, a relação sinal vs ruído. A compressão da câmera faz o hum sumir quando eu toco no vídeo, porque ela reduz o volume de captação (tanto que nessa parte o volume tava mega alto mas parece igual à parte inicial do vídeo) e o hum some. Mas tá lá.
Totalmente aceitável num Hi Gain.

Já tou feliz pacas só do ampli ter funcionado direito. Fiz mais uns testes reduzindo o resistor até uns 400 ohms mas o buzz volta. Então subi de novo até uns 650 ohms e acho que vai ficar por aí (40% de plate dissipation).
Vou "travar" o resistor do NFB, reativar o switch de lead / rythym, trocar aquele resistor que não tenho certeza se é 1W, dar uns tapas finais e partir pro abraço!

Valeu mesmo, galera. Depois posto vídeo do produto final.