Buzz no AX84 Hi Octane SEL

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Oi marcoamf, a sua fonte está como no esquema SEL : 47uF -> 100R -> 47uF -> 1K -> 47uF -> 10K -> 47uF ?

Talvez seria uma boa idéia substituir um ou mais desses capacitores de 47uF.

Essa oscilação acontece sem o cabo da guitarra plugado?

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Oi Zé, essa sequencia mesmo.
Uma coisa que me intriga é se teria alguma capacitância entre os pólos do capacitor. Os que estou usando tem os dois pólos muito próximos, e presos em ilhozes que também ficam ainda mais próximos (lembrando do "pelímetro" kkkk)

Vou testar se acontece sem o cabo.

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Oi pessoal.
Ainda tô na ideia da oscilação no pré. Como você mencionou que o buzz é no tom da nota tocada, então é muito provável que a linha de sinal está sendo captada num loop de amplificação que chega até o limite de ganho do triodo, num ciclo vicioso.
marcoamf, dá uma conferida nos resistores de grade das 12ax7, principalmente do segundo triodo da primeira 12ax7. Quanto mais próximo da válvula estiver esse resistor, melhor. Tenta afastar essa linha dos resistores de grade das demais linhas.

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
mmm, veja no layout o R20. Ele fica no meio da placa, justo num local onde embola um monte de resistores, capacitores e o resistor é literalmente atravessado pelo buss do terra por baixo.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/7505544/triodo_resistor.png

Vou ver se resolve eu colocar ele preso diretamente no pino 2. É melhor trazer o capacitor em paralelo junto ou o capacitor pode continuar na placa?

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Baixei o schematic desse AX84 SEL...
Como ele é SE então não usa inversora, as duas válvulas de pré são apenas dedicadas ao ganho do sinal. E pelo jeito é um hi-gain. Esse tipo de amplificador deve ser muito complicado de se construir sem ruídos.

(Já falei aqui no fórum e volto a dizer, nunca construí um amplificador, apenas reparei e modifiquei)

O ideal seria ir construindo esse amp por partes, colocar para funcionar apenas a primeira válvula, e quando estivesse tudo ok adicionar a segunda.
Eu começaria tentando isolar o problema num setor específico da montagem.
Veja que cada pot de Gain controla o ganho de um triodo da primeira válvula. Isola o segundo triodo:
Dessolda o C15 do pot Gain1, dessolda o C11 do pot Gain2 e coloca a perna dessoldada do C15 aí nesse segundo pot. Assim vai isolar o segundo triodo da primeira válvula.
O Gain2 agora controla o ganho do primeiro triodo da primeira válvula.

Liga o amp e faz o teste colocando o volume no máximo e variando o pot Gain 2. Veja se continua o ruído...

Assistindo o seu vídeo novamente, o ruído é muito semelhante à uma inserção do "hum" de 60Hz junto ao sinal da guitarra...
Alguns capacitores desenvolvem vibração nesse frequência, principalmente os de filtragem, o que acaba por contaminar o circuito. A maioria dos amplificadores que passaram por aqui, e que considero "bem" construídos, tem esses capacitores selados com algum tipo de cola ou resina para evitar essa vibração.

Editado: Erro de grafia

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Adicionar um loop de feedback negativo poderia ser uma solução nesse caso. Se não me engano o projeto AX84 não prevê feedback.

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Algo assim?
https://dl.dropboxusercontent.com/u/7505544/AX84_NFB.png
(meu transformador tema as saídas de 16ohm, 8ohm e 4ohm, então entendo que teria que ligar na de 16 ohms, correto?)
Dúvidas: ligo no cátodo da V3B como no desenho, certo? Ou seria na V3A antes do tone stack?
Resistor: qual o valor ideal? 22k faz sentido? Ele precisa ser de 5W ou pode ser comum de 1/2 watt?

Esse final de semana mergulho nisso.

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Oi marcoamf.
É bem isso mesmo. Essa realimentação negativa vai ajudar a domar a fera... rs. Normalmente é usado em amplificadores Hi-Fi, essa realimentação devolve um sinal invertido ao do cátodo da válvula de pré, assim ajuda a linearizar a coisa.
Mas eu não colocaria um resistor de 22K logo de cara, já vi amps com esse resistor de 100K. Acho que seria mais interessante colocar um pot de 150K ou 200K, liga ele com a resistência no máximo e vai diminuindo até achar um ponto de equilíbrio legal, daí substitui por um resistor fixo. Sim, resistor 1/2 Watt serve.
Perceba que o ganho vai diminuir, e vai perceber alterações no volume também.
Se não resolver o problema remove essa realimentação e volte ao projeto original, como deve ser, até que esteja redondo, e então pensa nas mods.

Abraço

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Isso aí marcoamf. Só observe que talvez o secundário do trafo de saída já esteja aterrado em uma das pontas por meio do jack de saída(indicado por "B" no esquema), então tem que considerar isso aí e como vai afetar aquele resistor de catodo da V3B.

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Ola pessoal, fiz mais uns testes hoje.
1) NFB com pot de 100k não ajudou. Com o pot no maximo o problema ficou igual e baixando piorava (um outro buzz forte surgia)
2) notei que o resistor entre o B3 e B4 provavelmente não é de 1W, deve ser de 1/2W. Acho que ele poderia estar atrapalhando o funcionamento dos capacitores ao lado dele (C3 e C4). Vou trocar assim que der (não tenho em casa). Na verdade o vendedor me deu 2 jogos com 5 resistores de 10k cada, mas os dois são do mesmo tamanho...
3) isolei o segundo triodo da primeira valvula como sugerido pelo Michiutti. Deu na mesma, ainda ruído ao tocar em volume alto.
4) resistor de Bias: o projeto pede 430ohm para as KT88 e sugerem 330 pras EL34. Já tinha testado com 330 e com 220. Testei de volta em 330 e agora coloquei 460. Aparentemente isso não mudou nada em relacao ao problema. Neste final de semana vou montar o circuito do bias variavel e ver se ajuda.
5) testei o nfb com pot de 250k. Parece ter ajudado a resolver o problema, os ruidos agora parecem vir apenas em ajustes muito mais altos de ganho e volume. Bem lembrado, Zé, o resistor entre ponta e terra na saida é 220ohms, o do catodo é 820ohms. Precisaria aumentar o do catodo? Posso testar com um pot de 500k?

Acham que mudar a localização do R20 mencionado acima ajudaria?
Valeu, galera!