Buzz no AX84 Hi Octane SEL

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Pessoal,

Montei um AX84 Hi Octane SEL (duas 12ax7 e coloquei uma EL34 no power).
Troquei o resistor de bias original da KT88 pra um 330 ohm, para adequar à EL34. Não coloquei medição de Bias, apenas segui as recomendações do pessoal e recalculei com a voltagem real do resistor em uma calculadora online.

Estou na fase de testes e decepção com um bug que não consigo resolver.
Nos testes, o amplificador está funcionando normalmente até determinado volume / ganho.
Depois de certo limite, como nas condições descritas abaixo, o amplificador faz um ruído de "buzz" no tom da nota tocada, quase como um fuzz do inferno em volume mais alto que o normal. Se tocar mais suave ou baixar volume ou ganho, volta ao normal. As condições mencionadas são:
- volume no máximo, Ganho da v1 em mais de ~60% (ganho da v2 não interfere tanto, talvez a partir de uns 10%)
- volume acima de uns 80% e ambos os ganhos acima de mais ou menos uns 60%, ou ganho 1 em 100% e ganho 2 acima de uns 20%
Posso tentar postar um vídeo com o som se acharem necessário.

Já busquei e eliminei ground loops (talvez não todos pois não manjo muito disso), refiz algumas soldas nos pinos das válvulas do pré e das conexões dos potenciometros do tone stack (que curiosamente neste projeto não são aterrados, só o contato com o chassi) e do pot de volume.

Alguma ideia do que pode ser?
Minhas intuições e coisas que vou testar:
- se as válvulas teriam microfonia (vou testar hoje com outras válvulas)
- espaçamento entre ilhoses na placa (confesso que não fiz um bom trabalho nisso), poderia estar gerando uma capacitância entre sinal e terra?
- bias do power?
- interferencia entre transformadores e válvulas (apesar de eu ter seguido o posicionamento original que parece ser mais do que testado). Eu acho tudo muito proximo nesse ampli.
- Algum aterramento?
- esse projeto não tem o resistor da grade de entrada. Eu tinha colocado um 33 (k?) por minha conta mas eliminei todas as customizações enquanto os testes não derem certo.
- alguma limitação de potência do transformador? Eles não publicam a potência deste ampli. O Hi Octane normal tem 6W. No SEL com KT88 eles indicam um transformador 15W e encomendei com 15W. Depois vi uns posts que esse ampli pode entregar 20W. Se for, poderia ser esta a limitação também.

Já testei:
- tocar mais longe do alto-falante e reposicionar o ampli em relação ao alto falante
- tocar enquanto encosto nos controles para maior terra (pelo que me lembro a redução do ruído é irrelevante)
- reforçar o terra dos potenciometros do tone stack junto com o de volume (talvez isso fosse errado entao removi como no projeto original)
- palitar o ampli todo, MUITO. O ampli está relativamente silencioso fora das condições acima (que ao meu ver está excelente, para um Hi Gain SEL quase no volume máximo). Reposicionei todos os fios para hum mínimo e nada ajuda no buzz do volume alto.
- eu tinha movido um resistor de placa no ganho 2 pra perto de um switch Lead / Rythym que esse ampli tem (mas que não cheguei a implementar completamente). Devolvi ele pra perto do pino 6 (ou é 7? não estou com o ampli aqui) do ganho 2. Mas esse fio ainda está fazendo a ida e volta até o switch - vou testar sem a ida e volta).

Qualquer ajuda é muito bem vinda!

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
fala marcoamf, blz?
Tenta ajustar o BIAS um pouco mais frio. Pelo que descreveu me parece saturação exagerada de power.
Aumentar o resistor de placa também pode ajudar.
Verifica também qual a sensibilidade do input desse amp, pode ser que seus captadores estejam despejando mais sinal do que para o qual o pré foi projetado. Isso fica bem evidente quando se aumenta o ganho.

abraço

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Legal, Muchiutti,
Vou testar com o resistor de Bias maior. Vou verificar se os resistores de placa e cátodo estão todos com os valores certos também.

Quanto ao input, não deveria ter problema, estou usando a guitarra com Classic 57 que não são tão quentes assim.
Esse ampli é muito usado para alto ganho, heavy metal, etc então acho que isso foi levado em conta.

abs,

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Olá Zé, eu conectei ao terra, na direção do filtro (resistor e capacitor) depois do pino 8. Ele deveria conectar ao pino 8 e passar pelo filtro também?

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Conectado ao terra tá bacana, ele fica um pouco mais negativo que o catodo nesse caso e prolonga a vida da EL34. Perguntei porque alguns circuitos de EL34 ficam instáveis com o pino 1 solto, especialmente com alto ganho.

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Vídeo do ruído:

Refiz várias soldas, removi o switch de Lead pra ficar igual ao schematic original, mas continua fazendo o ruído.
Testei com outras válvulas no pré e mesma coisa, então não é válvula.

Tenho uma KT77 e queria saber se posso usar pra testar no lugar da EL34 sem nenhuma alteração. Assim testo se o problema não é na válvula do power.
Vejam o vídeo... acho que não seria válvula mesmo.

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
80
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Oi marcoamf, tente ligar o B+1 do trafo de saída antes do resistor de 100R, logo após a chave de standby. Veja se continua fazendo o barulho.

Sim, pode usar a KT77 no lugar da EL34 sem problemas.

Muchiutti

Forista Ativo(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
18
Pontos
8
Isso tá com cara de oscilação parasita.
Desacopla o sinal que tá saindo do pré-amp e manda ele para o power de qualquer outro amp que tiver aí. Pode ser até um transistorizado... Assim vai isolar o problema entre pré e power.
Eu tentaria cabos blindados no input jack. Se possível tenta cabos blindados também na linha de sinal que vai e volta dos potenciômetros, principalmente dos pots de ganho.

marcoamf

Veterano
Registro
10/4/13
Aprovações
17
Pontos
8
Olá pessoal, testei a sugestão do Zé mas nada mudou, o problema continua (e adicionou um hum que imagino ser de rede elétrica). Voltarei à posição que estava.

Muchiutti, já estou usando cabos blindados no input, dois ganhos, volume e mais umas passagens internas de grade e placa. Como não tinha cabo blindado fininho estou usando cabo mono (tipo de instrumento mesmo). Confesso que a construção não está bonita... mas pelo menos devia estar funcional!!!
A sua sugestão é legal, apesar de que vai dar um trabalho cão e o medo de estragar meu outro ampli. Será que eu poderia primeiro "pular" todo o tone stack e ver se o problema está ali? Como fazer isso? Ligo a saída da inversora direto pra grade da EL34?

Prossigo testando. Assim que der compro os componentes pro circuito de Bias e assim pelo menos faço uns ajustes.
Já refiz praticamente todas as soldas do ampli e chequei valor de um monte de componentes que parecem suspeitos.

Acham que pode ser limitação de potência do transformador de saída? (como mencionado no post inicial) A EL34 "pediria" 20W?