Bugera T50 Infinium

Francisco Corrêa da Rocha

Forista Registrado(a)
Registro
1/8/19
Aprovações
0
Pontos
1
Trabalho com eletrônica há muitos anos e chegou hoje um Bugera T50 que tomou uma queda e parou de funcionar. As tensões da fonte estão corretas mas somente a primeiras válvula 12AX7 acende os filamentos. Antes de retirar a placa fora para análise, gostaria de saber se alguém tem o esquema ou informar se os pinos 4, 5 e 9 filamentos) das quatro 12AX7 são interligados, porque neste amplificador não apresenta condução nenhuma da primeira válvula para as outras três. Obrigado e boa noite.

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
91
Pontos
28
Sim. Os pinos 4, 5 e 9 são os filamentos, e a ligação para 6,3v seria 4 com 5, de um lado, e 9 do outro. Quedas costumam estragar as válvulas facilmente. Tente trocar as válvulas de lugar, para ver se os soquetes estão funcionando.

Francisco Corrêa da Rocha

Forista Registrado(a)
Registro
1/8/19
Aprovações
0
Pontos
1
Eu testei as quatro válvulas 12AX7 individualmente e os filamentos estão bons. Minha dúvida, porque ainda não desmontei a placa para verificação e acompanhamento das trilhas, é que neste amplificador, testando continuidade entre os pinos dos filamentos no soquete, somente as válvulas 03 e 04, que entregam sinal para as válvulas de saída conduzem os pinos 4 e 5 (nove não). As válvulas 01 e 02 (Que não acendem o filamento) não mostram nenhuma continuidade entre os pinos 4, 5 e 9 nem entre elas e muito menos com as 03 e 04. Como não tenho o esquema, fico em dúvida se quebrou trilhas ou se o defeito pode ser na fonte de alimentação com fonte separada para filamentos de 01 e 02 e 03 e 04, ou se são ligados em paralelo. Agradeço sua resposta e boa noite.

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
91
Pontos
28
Existem amplificadores, em que a alimentação dos filamentos é feita com corrente contínua. Nesse caso é necessário um circuito extra de retificação e filtragem, além de um regulador de voltagem. Às vezes nessas válvulas, os filamentos também ficam em série.
Ou seja existem vários possíveis motivos para isso não funcionar.
Infelizmente também não possuo o esquema desses amplificadores. De qualquer modo, vou acompanhando o seu progresso.