Bias para Thunder Sound Bass de 1966

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por Rodrigo B, Janeiro 27, 2016.

1. Rodrigo B

Rodrigo B Forista Registrado

Bom dia pessoal.
    Tenho um Thunder Sound Bass de 1966. Está todo original.
    Fiz a troca dos eletrolíticos da fonte e do eltrolítico que faz parte do sinal de bias.
    Utilizando um estabilizador, com saída de 110v cravados, foram essas as medidas encontradas:
    Pino 3 da 6l6 - 465 V
    Pino 4 da 6l6 - 460 v
    Filamentos: 6,3 V
    Pino 5 da 6l6 - -44 V

Minha dúvida é com relação a tensão do pino 5, que seria a de bias, estando em -44 V.
    Não seria ideal estar em -52 V para não desgastar rapidamente as 6l6?
    Pelo que pesquisei na internet, a Giannini soltava esses amplis com 6l6 com -45 V de bias.

O bias no TSB é fixo. Seria recomendável alterar o valor para as válvulas trabalharem mais frias?
    O timbre do ampli também modificaria?

Obs: ontem eu estava tocando com ele, depois de uma meia hora o som deu uma fraquejada e logo voltou ao normal? O que poderia ser?

Peço a ajuda dos colegas.

Grato.

2. Ronconi

Ronconi Membro Efetivo

Vai muito do som que você quer tirar. Há quem goste e quem não goste de amp com bias frio. Quanto a regulagem da Giannini, sabidamente não existia muita regra.
    O timbre vai mudar sim.
    Esse episódio que você relatou pode ser uma série de coisas, inclusive eventos elétricos externos ao teu amp. Se for no amp, começaria pelas válvulas de power. Que marca são? Shuguang? Ou são originais?

3. Rodrigo B

Olá Ronconi, obrigado pela ajuda.
    Então, as válvulas são 6l6gc made in usa, provavelmente da marca GE, são boas.
    Você falou uma coisa interessante, que me trouxe um alerta.
    Estou utilizando um estabilizador de 1KVA, pelo menos é o que diz numa fita impressa nele.
    mas estou desconfiando do bichinho, porque na realidade, ele não tem plaqueta de identificação, pode ser que não esteja trabalhando de acordo. Sobre a tensão, sem o Thunder ligado nele, tinha dado 110V.
    Mas ontem eu liguei o Thunder um pouco, no estabilizador, e o estabilizador ficou oscilando, inclusive chegou a desligar.
    Eu acho ele muito pequeno, é leve, deve ter um trafo pequeno e talvez não seja adequado para o valvulado, eu já tive outro estabilizador, era grande e pesado e aguentava o tranco.
    Este meu atual é da marca Eletro Dom.

Eu tenho prestado atenção nas placas das 6l6, não estão avermelhando, então acredito que mesmo com o Bias baixo, não terei problemas, mas eu gostaria de deixar tipo entre -48 a -52 Vdc.
    Aí, talvez só colocando um trimpot né?
    O som do Thunder Sound tá bem bonito, tanto que ligo uma Strato chinesa e dá um som lindo.
    Esses dias fui medir o resistor de 470R que vai nos pinos 4 do soquete das 6l6, estavam alterados, um com 580R e outro com 500R. Troquei por dois resistores de fio, com 473R cada.
    Me disseram que eles são importantes para estabilizar a saída das 6l6, por causa do sistema push pull.

4. Ronconi

Ronconi Membro Efetivo

Sr. Rodrigo,

Primeiramente, as válvulas são novas? Se não forem, te aconselho trocar por um par casado de 6L6GC da JJ. Vai melhorar o som. Se são NOS, aí deixe elas aí mesmo. A vantagem destas válvulas antigas é que tu não precisa se preocupar com altas tensões nas placas, porque elas aguentam muita porrada.
    Sobre o estabilizador, a partir do teu relato, posso te dar quase certeza que é ele o culpado. Ele é para computador? Fabricação chinesa? Esse componentes asiáticos costumam prometer muito, mas entregam pouco. Te certifique que o estabilizador é adequado. Se for 1KVA, ele deve ter um peso semelhante aí a um trafo de força de amplificador valvulado, ou até mais.
    Essas oscilações e falhas podem ser os componentes reguladores de tensão do estabilizador entrando em colapso, já que o Thunder Sound exige bastante esforço.

Sobre bias, em linhas gerais sim, "basta instalar um trimpot". Mas vale estudar qual o tipo de circuito de regulagem de bias seria o melhor pro teu amp.
    No pino 4, se não estou enganado, é a screen. É comum os resistores mudarem o valor com o tempo, principalmente os da Giannini, que eram terrivelmente ruins.
    Qualquer falha neste ponto pode causar distorção no som, e não é aquela distorção bonita não! :) Com esses resistores de fio não deverás mais ter problemas.
    Aproveitando, já dê uma olhada em todos os resistores e confira com o projeto. Se são originais, ou muito antigos, geralmente os valores já estão bem alterados. Lembrando: o som do amp irá mudar, ou melhor, irá soar como soava originalmente. Talvez te agrade, talvez não.
    Os capacitores eletrolíticos são todos originais? (Bias e Fonte)

Abraço,

Ronconi

5. Rodrigo B

Então, realmente o estabilizador não é pra 1Kva, terei que trocar. Ele é mais ou menos do tamanho de dois pedais Boss um em cima do outro.
    Os eletrolíticos, eram originais, marca Safco, fiz a mudança, ficou um bom trabalho, troquei por da marca Epcos e aumentei um pouco a capacitancia, onde era de de 50uf, coloquei de 100 uf.
    Da fonte também foi trocado, era original Safco.
    Pelos menos uns 3 eletrolíticos da fonte estavam em curto, tanto que quando chegou o ampli pra mim, não saia som e ligava de vez em quando.
    Agora tá legal.
    Vou aprender a colocar umas fotos aqui e entro em contato.
    Você tem amplificadores valvulados?

Ah, as 6l6 são boas, são originais. Estou querendo comprar um tube tester para verificar as váluvlas. Já tive um TC1 da Heathkit, mas não estava medindo legal. Agora, tô vendo pra adquirir um Labo pv 10, parece estar bom.

6. Ronconi

Ronconi Membro Efetivo

Fala Rodrigo!

Realmente, pelo tamanho que tu descreveu, não deve ter capacidade muito maior que 0.3 ou 0.4 kVA, o que é muito pouco.
    Sobre os valores da capacitância, é comum quando se faz troca de eletrolíticos já aumentar os valores. A Giannini usava valores baixos principalmente porque eletrolítico de alta capacitância era artigo de luxo nos anos 60-70. Além de essencial para o funcionamento seguro do amp, esse tipo de alteração altera também o som e timbre do amplificador. Se o teu amp é usado para o baixo, o recomendado é aumentar mesmo, talvez até um pouco mais do que tu fez, pois isso reduz a queda de tensão da fonte para baixas frequências (sons graves), reduzindo o "sag" e melhorando o som para o baixo. Se for usar para guitarra, não é recomendado aumentar muito os valores de capacitância, em função justamente de valorizar frequências graves, o que pode não ser do interesse do guitarrista (lembrando que timbre é gosto pessoal!).
    Ainda não tinha visto amp da Giannini com eletrolíticos que não fossem da Lorenzetti ou Siemens. Será que esses são originais mesmo?
    Sobre meus amplificadores, tenho alguns, que são:

Giannini Minim Mighty
    Giannini Thor Contra-Baixo
    Giannini Univox 120G
    Giannini Thunder Sound Bass
    Ronconi Amps Class A (Construção própria! :))
    E um clone de um Trainwreck Express

Estou à procura de um aparelho testador de válvulas. As minhas preciso apelar para um senhor técnico de rádios valvulados aqui da minha cidade, e leva algum tempo para conseguir testar, em função tanto da idade como do enorme volume de consertos que ele faz :D.
    Fico no aguardo das fotos, principalmente internas!

Abraço

7. Rodrigo B

Legal Ronconi, os eletrolíticos eram originais, os mesmos que estavam num True Reverber de 66 que eu tive há uns anos atrás, todos da Safco. Me passa teu email, que vou enviar todas as fotos que tenho, porque to com dificuldades para postar aqui. To pra adquirir um tube tester esta semana, comunico você pra gente trocar ideia. Comprei uma válvula 12ax7 Miniwatt, na caixinha, o cara medisse que é NOS. Quero conferir com o tube tester. Já tive Duovox 50b, Phelpa 10W, Palmer Voz. Gosto pra caramba de valvulados e de mexer neles, mas sei muita pouca coisa, a gente acaba pegando um macetes com o passar do tempo. Vamos conversando, é sempre bom trocar idéias. Sou de Ourinhos, SP e VC? Fico no aguardo do teu endereço de email. Depois gostaria de ouvir suas experiências com seus valvulados. Abraço. Meu email é [email protected]

Compartilhe esta Página