Aumento de ganho

Discussão em 'Mods' iniciado por Muchiutti, 22/3/17.

1. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    18
    Pontos:
    8
    Boa noite camaradas!

Preciso aumentar o ganho em ambos os canais (B e C) desse amplificador.
    Pensei em diminuir o valor dos resistores de anodo (R11 em V2-A e R22 em V4-A respectivamente) de 2K2 e 3K3 para 1K5. Assim como diminuir o valor de C5 em V2-A de 680n para 220n.

Gostaria, antes de mexer, da opinião de vocês que tem mais experiência... Não tenho certeza se minha idéia vai surtir o efeito esperado. [​IMG]

Todas as ideias e dicas são bem vindas!

Bruno_Paleari curtiu isso.
  2. Bruno_Paleari

Bruno_Paleari Moderador

Registro:
    16/2/12
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    18
    Muchiutti Legal sua idéia!

Com certeza vai alterar bastante o ganho, porém é preciso testar para dizer se vai ou não saturar de mais a ponte de transformar seu estágio de pré em um fuzz!

é importante lembrar que isso vai alterar sua respostas nas frequências graves.

Uma coisa que eu acho interessante para começar a pensar em valores para a substituição é esse link: https://www.ampbooks.com/mobile/amplifier-calculators/cathode-capacitor/ , nele você vai poder simular a curva de resposta de cada estágio!

Espero ter ajudado!

Muchiutti curtiu isso.
  3. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    18
    Pontos:
    8
    Obrigado pela dica Bruno.
    Utilizando a calculadora consegui chegar virtualmente a valores ideais de resistores e capacitores de catodo pra essas válvulas de pré que, em teoria, não vão alterar praticamente em nada o timbre, apenas vão me dar mais 3dB de ganho.

Ainda tenho dúvidas quanto a desestabilizar o BIAS dessas 12AX7, pois reduzindo o valor dos resistores de catodo eu deixo a tensão mais próxima da tensão de grid, que teoricamente é zero; Daí é só ruído e ainda corro o risco de danificar as válvulas.

Gostaria de saber se corro esse risco... Compartilha da tua experiência aí, por favor.

4. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    18
    Pontos:
    8
    Estive pensando se talvez aumentasse o valor dos resistores de plate... teria mais ganho no próximo estágio sem alteração do timbre. Mas como nem tudo é fácil assim, também aumentaria a corrente circulando por essa válvula. Alguma chance de dano?

5. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    18
    Pontos:
    8
    Bom dia!

Reportando...

CANAL B: Alterei os resistores de catodo R11 e R12 para 1k5R.
    CANAL C: Resistores de catodo R22 e R26 para 820R (A la Marshall)
    Mantive todos os capacitores com seus valores originais.

Não houve aumento significativo de ruído.
    ...O amp ficou um monstro de ganho nesses dois canais! Exatamente o que eu estava procurando.

Abraços

6. marfu

marfu Veterano

Registro:
    29/9/16
    Likes Recebidos:
    42
    Pontos:
    28
    que amplificador é este ?
    modelo?

7. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    18
    Pontos:
    8
    LANEY
    modelo TT100H
    100W - 4xEL34

Acredito que seja o amplificador mais complicado de manutenção que vi até hoje. O timbre compensa, é maravilhoso!

8. marfu

marfu Veterano

Registro:
    29/9/16
    Likes Recebidos:
    42
    Pontos:
    28
    Especial atenção para este amp.
    O transformador é para 110 ou 120V...

9. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    18
    Pontos:
    8
    Obrigado pela dica Marfu.
    O transformador de força dele tem 2 primários, 120/230V. Vou adaptar uma chave seletora na traseira do chassis para ele poder falar em qualquer tomada.
    Testei as tensões dos secundários ligando ele nas duas voltagens possíveis, a variação foi pequena, acredito que não há risco de danos.

Se conhece bem o amplificador, poderia me dar algumas dicas para modificar o ganho e o tone stack? To apanhando pra chegar num timbre com grave firme, tá ficando "solto" o grave, se é que me entende.

10. marfu

marfu Veterano

Registro:
    29/9/16
    Likes Recebidos:
    42
    Pontos:
    28
    Camarada, se vc quer aumentar os graves, aumente o valor do cap de catodo da primeira válvula.
    Para seu conhecimento, os caps padrao nos fenders e gianninis são de 22uF (25uF) enquanto que nos amps para baixo são de 100uF ou até 220uF. Colocar um de 10uF vai dar uma boa diferença.

Compartilhe esta Página