Aterramento do Hi Octane AX84

JoãoNeto

Forista Registrado(a)
Registro
16/6/16
Aprovações
1
Pontos
3
Olá pessoal, sou mais um que está tentando montar um P1 ax84 e estou com algumas dúvidas, resolvi aproveitar esse post, espero que esteja posando no lugar certo! Minha dúvida é com o aterramento, li sobre a importância de isolar as altas tensões da rede de energia. A questão é: devo ligar o fio de terra da rede com o terra do primário do trafo de força no chassis? E fazer isso sem conectá-los ao terra do circuito?

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Olá pessoal, sou mais um que está tentando montar um P1 ax84 e estou com algumas dúvidas, resolvi aproveitar esse post, espero que esteja posando no lugar certo! Minha dúvida é com o aterramento, li sobre a importância de isolar as altas tensões da rede de energia. A questão é: devo ligar o fio de terra da rede com o terra do primário do trafo de força no chassis? E fazer isso sem conectá-los ao terra do circuito?
Oi JoãoNeto, respondi sua dúvida no inbox antes de ver esta sua postagem. Inclusive lá havia sugerido você postar no fórum público porque sua dúvida é bem pertinente e importante.

Vou copiar aqui parte de minha resposta de lá, pois quem sabe é útil a outros que estejam montando esse projeto.

Foi dito sobre a importância de isolar a rede pública do circuito, então devo conectar o pino do aterramento da rede pública no chassis?
Sim. Na rede pública nós temos um circuito que conduz a corrente perigosa, e temos também um aterramento público, que é literalmente ligado à base dos postes, transformadores, e assim por diante. Quando há uma descarga elétrica, ela procura o chão sempre. Ao ligar o chassi a esse terra você está assegurando que o caminho mais rápido para uma eventual descarga elétrica é o terra e não você. Por isso é importante o fio que liga o chassi ao pino de terra da tomada ser tão grosso quanto os dois outros condutores e ser bem soldado.

A ligação deve ser feita junto com o terra do primário do trato de força?
Não, essa ligação vai direto do pino central do novo padrão de tomadas para o chassi.

E essa ligação no chassis deve ser feita separada do negativo do circuito?
No caso do P1 o negativo do circuito e o terra da rede pública estão interligados pelo circuito, mas são sim duas ligações distintas na montagem.

Se o seu kit for idêntico ao esquema do P1, você ligará o centro do secundário do transformador de alimentação no negativo do circuito, que por sua vez estará ligado ao terra da rede por meio do chassi.

Mas é importante separar as coisas.

Do pino central da tomada vai para o chassi, esse é o terra de segurança. Do secundário do transformador vai para o negativo. Normalmente usam-se fio verde para o terra e preto para o negativo para separar visualmente as duas funções distintas.

É importante acertar essa ligação do terra para você tocar com segurança e para o circuito não captar ruídos do ambiente.

JoãoNeto

Forista Registrado(a)
Registro
16/6/16
Aprovações
1
Pontos
3
Blz, outra questão! kkk Vi que existem vários circuitos diferentes do projeto. Um deles mostra a chave de standby ligada na tensão retificada B+, e outro esquema mostra ela ligada no terra do secundário do trafo de força. As duas formas dão certo? Obrigado!

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Blz, outra questão! kkk Vi que existem vários circuitos diferentes do projeto. Um deles mostra a chave de standby ligada na tensão retificada B+, e outro esquema mostra ela ligada no terra do secundário do trafo de força. As duas formas dão certo? Obrigado!
Oi @JoãoNeto, as duas formas dão certo. Em alguns amplificadores maiores você tem que escolher bem onde colocar o Standby porque às vezes a corrente DC que carrega os capacitores principais da fonte pode deteriorar a chave liga/desliga com o tempo. Mas não vai ter problema algum em seu caso, pode instalar tanto no AC quanto no DC.

Lembrando que aí é a mais alta tensão do amp, então essa chave tem que ser feita com atenção.

Abraços.

JoãoNeto

Forista Registrado(a)
Registro
16/6/16
Aprovações
1
Pontos
3
Obrigado pela ajuda! Agora apareceu um problema! Kkkk. Montei o amp, as tensões batem, mas o pot de volume master não está ok, ele funciona até cerca de 20% do curso, no restante ele fica mudo. Medi com o multímetro e ele mostra essa variação estranha do pot. Já chequei as ligações e estão ok, troquei o pot e não resolveu, estou usando um de 1M oque poderia ser? Não estou conseguindo identificar o problema, obrigado.

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
75
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Repare que a única referência da grade da EL84 para o terra é justamente esse pot. É importante acertar essa ligação para a polarização da EL84 ficar correta. Tem que verificar se a saída do pot de agudos está na entrada do pot de volume, e que o outro lado está aterrado. A saída do pot master tem que ir para a grade da EL84. É comúm errar a ordem dos pinos alí no equalizador e volume master. Se quiser enviar uma foto talvez possa dar uma idéia melhor.