Amplificador IEC

Jader Machado

Forista Registrado(a)
Registro
7/8/15
Aprovações
4
Pontos
3
Benvindo Alexandre. Vou tentar a dica, segunda o amp volta pra bancada, e assim que poder, posto o resultado.

Jader Machado

Forista Registrado(a)
Registro
7/8/15
Aprovações
4
Pontos
3
Olá, Jader. Eu vendi um amplificador desses há alguns meses atrás, só que o meu não usava a EZ81 e, sim, dois diodos de silício. O diagrama é praticamente o mesmo.
O ruído que o colega deve estar observando pode estar vindo da primeira seção da 12AX7, captado pela entrada da fotocélula, que não deve estar mais conectada no circuito. Sugiro desligar o primeiro estágio removendo o resistor de 270k + capacitor de 4,7 nF existentes da placa pino 1 para a grade pino 7 da 1a. 12AX7.
Fiz exatamente o que vc me indicou, e funcionou bem, agora consigo o ajuste de tonalidade sem aumento de ruido. O amp tem um gannho excessivo , para dar uma esfriada, seria apenas na regulagem de BIAS?
Grato pela ajuda.

Matec

Veterano
Registro
10/7/15
Aprovações
91
Pontos
28
Olá Jader.

Uma sugestão seria alterar os resistores de placa de 270k e 820k, por resistores de 100k/1W. Isso com certeza diminui o ganho de cada estágio. (Não mexa no resistor de cátodo das EL84 (BIAS))

Abs

Alexandre Simionovski

Forista Registrado(a)
Registro
26/11/15
Aprovações
6
Pontos
3
Olá. Além das sugestões do Matec, aumentar o resistor de catodo pino 8, de 1,5 k também reduz o ganho. Há um resistor de realimentação no estágio de saída ( 100 k, ligado ao catodo pino 3 da 2a ECC83 ) que controla o ganho do estágio de potência; o ganho pode ser reduzido diminuindo-se o seu valor. Mas uma redução excessiva pode levar o estágio à oscilação. A melhor alternativa, que não mexe em quase nada, nem nas polarizações, seria reduzir o valor do resistor de 470k que vai ao catodo pino 3 da 1a ECC83...aliás, esse resistor poderia ir conectado diretamente ao terra.

Jader Machado

Forista Registrado(a)
Registro
7/8/15
Aprovações
4
Pontos
3
Olá. Além das sugestões do Matec, aumentar o resistor de catodo pino 8, de 1,5 k também reduz o ganho. Há um resistor de realimentação no estágio de saída ( 100 k, ligado ao catodo pino 3 da 2a ECC83 ) que controla o ganho do estágio de potência; o ganho pode ser reduzido diminuindo-se o seu valor. Mas uma redução excessiva pode levar o estágio à oscilação. A melhor alternativa, que não mexe em quase nada, nem nas polarizações, seria reduzir o valor do resistor de 470k que vai ao catodo pino 3 da 1a ECC83...aliás, esse resistor poderia ir conectado diretamente ao terra.
O resistor de 470k que vai ao catodo pino 3 da 1a ECC83, ficaria em paralelo com o de 500?

Alexandre Simionovski

Forista Registrado(a)
Registro
26/11/15
Aprovações
6
Pontos
3
Olá. Eu quis dizer que o terminal que vai ligado ao resistor de 500 ohms poderia ir ligado direto ao terra. É que, do jeito que está, ruídos captados pela entrada da fotocélula ainda podem ser acoplados ao amplificador, através do resistor de 470 k.

Jader Machado

Forista Registrado(a)
Registro
7/8/15
Aprovações
4
Pontos
3
Olá. Eu quis dizer que o terminal que vai ligado ao resistor de 500 ohms poderia ir ligado direto ao terra. É que, do jeito que está, ruídos captados pela entrada da fotocélula ainda podem ser acoplados ao amplificador, através do resistor de 470 k.
Fiz o que vc me indicou Alexandre. Fiquei tocando por mais de uma hora com pouco ruido volume 2 . Mas o aquecimento no geral , achei muito alto nos dois trafos, claro que o de saida fica muito proximo as valvulas. Estou aguardando a chegada dos resistores para fazer a dica do MATEC para reduzir o ganho.