Amplificador desconhecido 4x EL84

Discussão em 'Manutenção e Assistência Técnica' iniciado por Muchiutti, 20/6/17.

1. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    8
    Boa noite MARFU.
    Não tem CT esse secundário de 0-240V do HT. Veja nas fotos dos transformadores... também achei estranho, mas é assim mesmo.
    Em 127V ele tá ficando com os filamentos em 6,8Vac; Não achei exagerado não. Em 220V fica em 5,9Vac. Tá dentro do esperado, porém com essas tensões de primário para qual o amplificador foi desenhado fica "Nem lá e nem cá"!
    Pensa num amplificador silencioso...
    Só estou ainda apanhando do canal drive dele, que perde totalmente os graves quando abaixo o volume.

2. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    57
    Pontos:
    48
    Site:
    Muchiutti, com esse desenho ficou bem mais claro. Esse tipo de fonte é a mais barata que existe. Em vez de um tap para a tensão de bias, eles usam o capacitor de 100nF + resistor de 100K como rebaixador. O fabricante economiza um secundário no transformador pelo preço de um capacitor. Em instalações elétricas domésticas, dimmers, etc, é comúm esse tipo de artifício. Em valvulados é um claro sinal de desleixo. Veja só, se aquele capacitor começar a vazar ou entrar em curto, chegarão 240VAC direto nos capacitores de 63VDC, porque sem o capacitor aquele resistor de 100k para o terra não vai servir para nada. Péssimo design de circuito para economizar alguns poucos dólares.

Você pode alterar a tensão de bias retirando o zener e colocando ali um resistor variável para encontrar o ponto ideal de trabalho das EL84. Quando encontrar a tensão ideal, poderia buscar um zener compatível e reinstalar. Esse diodo também limita o sinal na grade das EL84. O maior nível de sinal que entra ali deve ser pouco acima da tensão do zener. É um tipo de clipagem indesejada também, mas protege de alguma forma o estágio de saída.

Realmente como você já vinha mencionando, é um circuito tabajara.

3. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    57
    Pontos:
    48
    Site:
    Tensão de bias negativa demais, tá na região de corte. Você vai ter que mexer naquele zener e regular a tensão negativa até chegar no ponto.

EDIÇÃO: Respondi com pressa e acho que fiz confusão.

O "vazamento" de audio mesmo com o volume no zero não tem a ver com a tensão de bias, o que tem a ver é esse timbre de tweeter que descreveu, se for o que estou pensando. Quando a EL84 trabalha na região de corte dá um timbre magro e às vezes rasgado. Pode ser por tensão de bias muito negativa ou por falta de sinal mesmo.

Em amps hi gain sempre vaza um pouco de sinal mesmo no zero, mas se estiver vazando muito pode ser potenciometro ruím.

Sobre a queda nos graves, teria que ouvir para ter noção, porque pode ter várias causas. O estágio de saída não é feito pra trabalhar nessa região de corte, e tem vários problemas que surgem. Por isso na pressa respondi sobre o ajuste de bias, porque primeiro teria que ter certeza que está OK para depois atacar esses outros problemas na minha opinião.

Última edição: 27/6/17
  4. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    8
    Considerações:
    Tensão de placa (Pino 7) = +340Vdc
    Tensão de 2ª grade (pino 9) = +330Vdc
    Cátodo conectado ao terra por resistores de 1R. (Pino 3 - fixed BIAS)
    Tensão de polarização na 1ª grade (Pino 2) = -18Vdc
    Queda de tensão medida nos resistores de cátodo = ~20,0mV

As válvulas estão, pelos meus cálculos e considerando a corrente de screen, em torno de 55% de dissipação. Como eu disse anteriormente, fui conservador.
    Até onde acha válido chegar com essa dissipação?

Já vi amplificadores que chegaram aqui pra mim com 80, 85% e as válvulas não avermelham. Sem contar o timbre quente e cheio!

Estou aceitando dicas pra arredondar essa onça aqui.

5. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    43
    Pontos:
    28
    @Muchiutti

Creio que a divisão em termos de polarização de Bias é a sua audição. Se o som agrada e não apresenta problemas no funcionamento, não há porque manter uma corrente mais alta só pra cumprir tabela. Os casos extremos , é claro, devem ser evitados; push-pull não é classe A, para ficar super polarizado; distorção de crossover é bem feia, devido à baixa corrente de Bias, principalmente em volumes baixos...

Quanto ao problema inicial que você relatou sobre as válvulas estarem aquecendo, não li se você resolveu o problema diretamente. Pelas suas medições, uma das válvulas do par que aquecias mais, deveria estar com algum defeito, abaixando a tensão de bias. Isso é o que parece.

Já esse sistema de controle de Bias por zener, está provado que não é eficiente. Quando é utilizado o sistema convencional, se a tensão da rede aumenta, o HT aumenta, mas o -B também. Então há uma compensação e a corrente de Bias varia menos. Já com o a tensão de Bias fixada pelo zener, se a tensão da fonte aumenta, a corrente também aumenta. É uma "melhoria" ineficiente. Ninguém utiliza isso, só esse amplificador aí.

Abs

6. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    8
    Obrigado pelas observações MATEC.
    Sim, o problema de aquecimento exagerado foi resolvido com a substituição do zener, baixando (mais negativo) assim a tensão de BIAS.
    Sobre aquela válvulas estar aquecendo mais do que as outras era um problema daquela peça mesmo, o quarteto todo foi substituído por um novo casado.
    O timbre está agradável sim, diria que até melhor do que alguns amplificadores de nome que já passaram aqui...

O único problema enfrentado no momento é a questão do canal drive estar sem grave nenhum com o volume abaixo do 3, é como se baixando o volume eu acionasse um filtro passa alta.

Tentarei gravar um vídeo mais tarde para melhor entendimento dos amigos.

abraço

7. Matec

Matec Veterano

Registro:
    10/7/15
    Likes Recebidos:
    43
    Pontos:
    28
    Mesmo mandando samples, não se pode fazer muito sem ter o esquema, pelo menos dessa parte do circuito. Aí fotos detalhadas talvez ajudassem mais.

Abs

8. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    8
    Não existe esquema desse amplificador MATEC, o vídeo seria apenas para que entendessem o problema que citei, sobre perder graves com volume baixo.
    Eu teria que desenhar o circuito de pré...

9. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    57
    Pontos:
    48
    Site:
    Regulagem estilo Marshall é algo em torno de 70%.

Compartilhe esta Página