Amplificador desconhecido 4x EL84

Discussão em 'Manutenção e Assistência Técnica' iniciado por Muchiutti, 20/6/17.

1. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    8
    Não existe um retificador de BIAS. Veja pela foto do trafo que não há um tap para BIAS...
    aquele esboço de esquema que fiz do circuito dos pinos 2, onde é "fio" 1 e "fio 2", são ligados nesses pontos jumpers que vem dos pinos 9 e 3 da inversora, respectivamente, após resistores de 100K e 82k seguidos de capacitores de 100nF/400v.
    É a ligação mais esdrúxula que já vi para uma tensão de BIAS.

2. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    57
    Pontos:
    48
    Site:
  3. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    8
    Segui sim... Certeza absoluta.
    Pino 2 -> 1,5K -> 220K -> zener -> Gnd.

Tá sinistro isso aqui.

Vou tentar desenhar o esquema desse Power amanhã, vai ficar mais claro.

4. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Registro:
    1/2/07
    Likes Recebidos:
    57
    Pontos:
    48
    Site:
    É possível, mas não comum, que o chassi possa estar num potencial diferente de zero. Nesse caso a tensão negativa poderia estar vindo pelo chassi.

O trafo tem um secundário de 13-0-13 pra uma fonte simétrica, de onde vai sair uma tensão negativa e outra positiva. Se eles ligaram essa tensão negativa no chassi, isso explicaria diversas coisas, entre elas a medição elevada do +B.

Só jogando uma possibilidade.

Muchiutti curtiu isso.
  5. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    8
    Verifiquei tudo com muita calma hoje de manhã, foi minha folga.
    O chassi tá em potencial de ZERO mesmo, o secundário 13V-0-13V alimenta uma fonte simétrica +12V/0/-12V regulada por LM7812 e LM7912, o center tap desse secundário está no chassi. Essa fonte alimenta o DSP que vem embutido no amp. O DSP está localizado entre o pré e o power, como se estivesse usando o loop de efeitos.
    Acredito que o problema mesmo seja esse diodo zener de 12V que não deixa a tensão de BIAS baixar.
    Fiz o desenho da fonte HT e BIAS(fiz no paint pra poder ser rápido, então tá bem mal feito, além de que omiti o que não era relevante para o problema)...

Qualquer idéia pra resolver esse avermelhamento é benvinda.
    Ainda não coloquei os resistores de 1R-1% nos catodos, acredito que consigo comprá-los amanhã, não tinha mais deles aqui nas minhas tralhas.
    Pensei em fazer a medição com o amperímetro em série com o HT, mas seria muito impreciso.

6. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    8
    Removendo o zener do circuito a tensão de BIAS baixa pra -50Vdc.
    A solução tá aí, mas seria legal manter a tensão de BIAS estável em qualquer demanda de potência, com o zener se garante isso, né? O problema é que ele tá regulando em 12V

7. marfu

marfu Forista Ativo

Registro:
    29/9/16
    Likes Recebidos:
    43
    Pontos:
    18
    nAO CONSEGUI VER AS FOTOS...

8. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    8
    Boa tarde.
    Fiz a substituição do IN4742A (12V/1W) por um IN4748A (22V/1W).
    Foram instalados resistores 1R/1W 1% entres os cátodos de cada válvula e o terra. A queda de tensão medida nesses resistores, usando um quarteto de válvulas novas casadas, foi de aproximadamente 11,0 mV com variação de 0,5 mV entre elas.
    O problema do avermelhamento foi resolvido, e a tensão de BIAS permanece em -20,7V tanto tocando em volume baixo quanto volume alto.

JFONSECA foi a primeira vez que vi uma fonte de tensão de BIAS com esse design, acredita que é confiável?

Agradeço aos amigos pela ajuda.

9. Muchiutti

Muchiutti Forista Ativo

Registro:
    2/2/15
    Likes Recebidos:
    17
    Pontos:
    8
    MARFU, eu coloquei as fotos num álbum do facebook e referenciei os links na inserção de imagens aqui do fórum.
    Você até deu a dica do PhotoBucket, porém não gosto de ficar criando logins por aí, então acabei usando o facebook mesmo. Funcionou bem em outras postagens minhas.
    Tenta usar outro navegador se tiver instalado aí na máquina.

*Mais uma correção:
    Não sei de onde tirei o valor de 11,0 mV para uma EL84; Acho que acabei dividindo o valor por 2 na hora dos meus cálculos... No final acabei substituindo o zener novamente por outro de 18V, o que elevou a queda de tensão para 21,0 mV. Fui conservador...
    O timbre desse amplificador me surpreendeu!

Mas agora apareceu outro problema que eu também nunca havia visto.
    Quando abaixo o volume do canal 2, ou o master ele perde totalmente os graves (só acontece no canal 2 - drive). Mesmo com os dois volumes zerados, o do canal e o master, ainda tem som na saída e que lembra um tweeter tocando som de guitarra.
    Se souberem por onde devo começar a procurar...

10. marfu

marfu Forista Ativo

Registro:
    29/9/16
    Likes Recebidos:
    43
    Pontos:
    18
    Camarada.
    Agora consegui ver as fotos.
    É importante vc observar a tensao do trafo de força.
    Ele é para 115V e ligando em 127 vc vai ter tensões diferentes do projetado, alem de sobrecarregar os filamentos.
    Outro detalhe, este trafo não usa CT para HT ? fiquei em duvida nas ligações da fonte negativa... acho que falta 01 ligação do CT para terra/massa.

jfonseca curtiu isso.

Compartilhe esta Página