Amplicador PHELPA 67

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
Segue a 2ª parte sobre o estudo da fonte.
O "X" da questão, ficou por conta dos resistores de 10W que não bateram com o esquema.
O R41 [4k7] e R42 [4k5] na medição deu 4,9.
Na figura de um PHELPA de 20W [C3.1], vemos o mesmo capacitor.
Por enquanto é só.
Abçs.

Attachments

jfonseca

Veterano
Registro
1/2/07
Aprovações
74
Pontos
48
Website
Valvulados.com
Legal seu cuidado ao documentar os componentes nas imagens, @Vitoretti. Ficou muito didático, boa documentação para quem pegar um projeto parecido no futuro!

O resistor deu 4,9R ou 4,9K? Se for o último está normal, com essa banda prata ele tem 10% de tolerância, então pode ir de 4,2K a 5,1K e ainda está na especificação. O R41 está trabalhando quente, a banda vermelha já está marrom, mas ali pelo que vejo é o primeiro filtro / rebaixador da fonte, ele trabalha quente mesmo.

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
Legal seu cuidado ao documentar os componentes nas imagens, @Vitoretti. Ficou muito didático, boa documentação para quem pegar um projeto parecido no futuro!

O resistor deu 4,9R ou 4,9K? Se for o último está normal, com essa banda prata ele tem 10% de tolerância, então pode ir de 4,2K a 5,1K e ainda está na especificação. O R41 está trabalhando quente, a banda vermelha já está marrom, mas ali pelo que vejo é o primeiro filtro / rebaixador da fonte, ele trabalha quente mesmo.
Olá @jfonseca. Blz?
A medição foi 4,9k mesmo.

Vitoretti

Vitoretti
Registro
30/9/08
Aprovações
15
Pontos
8
Boa tarde.
Neste amp os soquetes das vávulas e o circuito foram montados em cima de uma borracha passante.
E os aterramentos foram feito conforme vocês podem ver na foto.
Posso montar direto sem essas borrachas?
Há algum problema?
Andei pensando em montar esse amp como um cabeçote, e confeccionar a caixa separado.

Attachments

Ronconi

Usuário PRO / Fabricante
Registro
9/2/15
Aprovações
56
Pontos
28
Boa tarde.
Neste amp os soquetes das vávulas e o circuito foram montados em cima de uma borracha passante.
E os aterramentos foram feito conforme vocês podem ver na foto.
Posso montar direto sem essas borrachas?
Há algum problema?
Andei pensando em montar esse amp como um cabeçote, e confeccionar a caixa separado.

Então,

- Geralmente, quando a válvula é muito microfônica (EF86 é um bom exemplo, além das 12Ax7, AT7 e etc...), os soquetes são montados encima de borrachas passa-fio, pra diminuir um pouco esse efeito. Se você tiver certeza que suas válvulas estão legais neste sentido, pode montar sem. Mas é um capricho que vale a pena. Sempre monto dessa maneira. Tem inclusive soquetes "shock-mounted" que são amortecidos com molas ou outros métodos, e são feitos especialmente para isso.

- Aterramento via chassi não é nenhum pecado, mas nunca deve ser primeira opção.

- Interessante que ali onde passam os fios de alimentação dos filamentos, não tem essas borrachas! É um perigo esses fios antigos raspando nos chassis super-afiados. Essa seção parece ter sido refeita...

- Se você separar o amp dos falantes, a microfonia tende a diminuir também. Mas é um custo que acredito não valer a pena, no seu caso. Claro, é a minha opinião!

Abraço

marfu

Veterano
Registro
29/9/16
Aprovações
41
Pontos
28
Interessante...

Ontem retomei o meu phelpa de 20w.
Acho que ele vai se transformar em um 50w, por algumas questões:
1) Usar 02 6L6GC e ficar somente com 20w ?
2) tenho um trafo de 350V, enquanto o original é 160V
3) trafo original é dimensionado para 2-3Ohms, e possuo 01 trafo do 5f6...

marfu

Veterano
Registro
29/9/16
Aprovações
41
Pontos
28
Vitoretti.
Este diagrama de 20w eu que fiz, apagando trechos do amp de 40w.
Já postei alguma coisa destes phelpas por aí, ( handmades, yahoo, etc...)

Em meados de 1993, troquei 03 LPS, por 01 cubo phelpa 20w, com um camarada.
O amp estava inoperante, passei algum tempo com ele, e resolvi encaminhar para manutenção.
Foi reparado pelo Sr. Gebran, um antigo técnico daqui de Curitiba, já falecido.
Passou um tempo, sofreu uma queda e ficou inop outra vez...
Meados de 1997, uma enchente levou o gabinete, e falantes. ( além de minha coleção Marvel/DC snif, snif...)
Resgatei o chassis, em aí criei vergonha na cara e levantei todo o esquema... Consertei e voltou a funcionar...
Mas como estava sem gabinete, ficou jogado em casa...

De vez em quando, quando sobra tempo eu pego ele e vou estudando, mechendo, trocando um capacitor aqui, outro ali...
Mas isso quando sobra tempo, acho que ficará para meus netos...

Atualmente, retomei o processo, com a intenção de fazer um gabinete definitivo ( cubo ou head)