Amplicador PHELPA 67

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por Vitoretti, Setembro 8, 2013.

1. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Valeu Matec.
    Essa é a intenção.
    Abçs.

2. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Bom dia
    Pintou uma dúvida aqui quanto aos capacitores a óleo e resistores.
    As medidas abaixo não são mais encontradas o que fazer?
    Coloco um valor aproximado [menor ou maior] ou faço uma associação?
    - Capacitores CHERRY
    .02uf , .03uF, .05uF, .003uF, .005uF
    - Resistores fonte [10W]
    4k3 e 2k5
    A questão é, quando associado em série a sua potência aumenta ou continua a mesma?

Arquivos Anexados:

3. Ronconi

Ronconi Membro Efetivo

Vitoretti,

Para os capacitores, os valores modernos de 0,022 uf, 0,033uf, 0,047uf, 0,0033uf e 0,0047 uf servirão bem. Talvez os de 0,033 e 0,0033uf dêem maior trabalho pra encontrar, mas não são impossíveis. O importante mesmo é você trocar todos esses capacitores Cherry, que são terríveis vazadores de DC. Sobre os resistores, se não conseguires encontrar os valores, o caminho é fazer associações mesmo. Se for em série, a dissipação máxima aumenta.

jfonseca e Vitoretti curtiram isso.
  4. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Tenho visto esses Cherry por aí sendo vendidos como vintage. Eles dão um timbre encorpado e bem bacana mas como o @Ronconi falou de cada 10 uns 8 que tenho vazam DC rs.

5. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Boa tarde, pessoal. Blz?
    Como havia postado anteriormente, eu vacilei e acabei ligando o amp direto na tomada.
    Ele funcionou, mais começou a sair uma fumaça do trafo de força.
    Ontem eu resolvi verificar o trafo, liguei na lampada de série.
    A lâmpada não acendeu e nem ficou fraca.
    Fui medir as tensões e nada.
    Realmente queimou o trafo.:(
    O jeito vai ser mandar enrolar ele de novo, tem um Sr. aqui na cidade que faz este serviço.
    Fazer o que né?

6. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Acontece, @Vitoretti

Já torrei vários por distração também.

7. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Boa tarde galera. Blz?
    Eu gostaria de pedir uma opinião.
    Eu refaço todo o circuito, fazendo uma placa com turrets/ilhoses ou apenas troco os componentes e uso o q já está pronto?
    Estou estudando o circuito do PHELPA e estou achando algumas informações que não batem com o que está no esquema.
    Principalmente a que se refere as cores dos fios dos trafos.o_O

8. Matec

Matec Forista Assíduo

Vitoretti

Eu tenho verificado que algumas vezes, os esquemas dos antigos amplificadores nacionais mudam de ano para ano na própria linha de montagem, e ás vezes os esquemáticos não batem exatamente com o aparelho que estamos lidando. Por isso o melhor a se fazer é criar um esquema completo de cada equipamento que nos chega em mãos. Tenho visto isso com os Giannini TS II.

Já os fios do transformador não eram mesmo um padrão rígido. Alguns mudavam com o tempo.

Abs

9. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Boa noite pessoal. Blz?
    Comecei a estudar o o esquema do PHELPA e resolvi começar pela fonte que é um ponto bastante crítico.
    Eu anexei o esquema do PHELPA que modifiquei pra ficar mais fácil e me agilizar.
    De cara as informações não batem e para um leigo igual a mim dificulta bastante.
    Como já havia informado o trafo de força queimou, o que vocês podem ver pelas fotos.
    Esse amp usa capacitores de chassis.
    - 200uFx275V [2]
    - 32+32uFx400V [2] - aqui estou em dúvida se uso os 32+32uF/500V da JJ ou se uso caps separados. Tem alguma diferença? Atua direto no timbre?

Por enquanto é só. mais para frente estarei postando o restante sobre a fonte.
    Abçs a todos.

Arquivos Anexados:

10. Ronconi

Ronconi Membro Efetivo

Vitoretti,

- Acredito que seja melhor tu montares o circuito como era originalmente, principalmente por conta da maneira que o chassi é construído, além de manter alguma originalidade no amp. Acho difícil encaixar uma placa de ilhós/turrets por ali. Alguns modelos da Vox eram montados assim, com os componentes lado a lado.

- Sobre os capacitores, não irás notar nenhuma diferença de timbre usando 32+32 ou dois capacitores de 32. Mas vais notar diferença do som que o amp tinha antes de trocares, por conta de serem novos. Em geral o timbre melhora. Além da JJ, os capacitores da F & T são muito bons também, além de serem um pouquinho mais baratos.

Compartilhe esta Página