Amplicador PHELPA 67

Discussão em 'Amplificadores' iniciado por Vitoretti, Setembro 8, 2013.

1. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Alô galera blz?
    Tô muito tempo fora do fórum por questões de família mais agora tô de volta de novo.
    Adquiri um amp PHELPA 67 num rolo e pretendo reformá-lo.
    Aqui vão uma fotos dele pra galera conhecer.

CIRCUITO

[attachment=280][attachment=281][attachment=282][attachment=283][attachment=284][attachment=285][attachment=286][attachment=287][attachment=288][attachment=289][attachment=290][attachment=291]

PAINEL

[attachment=292][attachment=294][attachment=295][attachment=296]

TRAFOS

[attachment=298][attachment=300][attachment=301][attachment=302]

Bem é tudo.
    Até a próxima...

Arquivos Anexados:

2. gsocarvalho

gsocarvalho Veterano

Falai, Vitoretti...
    Amp bacana hein.. e, pela idade, parece estar em muito bom estado. Vai dar um trabalhinho mas.... já vi muitos piores. Vai postando a evolução desse 'rapaz' aí pra gente ficar de olho!

Vitoretti curtiu isso.
  3. xandeguarah

xandeguarah Handmaker

Bela aquisição Vitoretti

Ainda não tive oportunidade de ouvir um desses, mas tenho um primo contemporâneo, um Thunder Sound Bass de 1967, de 50 watts, que eu não troco por nada.
    Com certeza este Phelpa merece atenção.
    Nos mantenha informado quanto a reforma.

Um forte abraço

Vitoretti curtiu isso.
  4. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Boa noite galera, blz?
    Obrigado aí pela força xandeguarah e gsocarvalho.
    Parece que esse projeto de reforma vai ser mais difícil que a do Tremendão que está parado por enquanto.
    Não consegui achar nenhum esquema deste amp, apenas o de 20W onde não aparece o reverb.
    Vou ter que desmontar o amp e desenhar todo o circuito fazer a listagem de peças a serem compradas, com o pouco tempo que desponho vai ser foda.
    Bem eu sei que o pessoal vai falra e o próprio Fonseca vai dizer eu te disse, eu te disse...

Antes de desmontar este amp eu liguei ele em série com uma lâmpada pra ver se estava tudo em ordem e se funcionava.
    O som saiu falhado, os potênciometros não funcionavam muito bem e tal e etc...
    Aí veio a famosa onda de alta confiança e resolvi ligar direto na tomada :( , o som continuou sair falhado e tal até que começou a sair uma fumaça e desliguei na hora.
    Não houve aquele barulho característico de curto, verniz e papel queimado, coloquei a mão no trafo [outro erro que quase me custa um choque de quase 1000V], pra minha sorte ele estava gelado [o que não significa nada].
    Agora eu vou ter que desmontar todo o circuito, tirar fotos e mais fotos, identificar cada fio cortado, ou seja um trabalhão daqueles.
    Descobri tbm qua a caixa não vai dar pra usar [cupim]... tá ficando uma beleza :dodgy:.
    Então eu vou precisar de toda ajuda possível.
    Abaixo a fotos do tanque de reverb..
    [attachment=303][attachment=304][attachment=305][attachment=306][attachment=307]

Esquema PHELPA 20W [40W?]
    [attachment=308]

Arquivos Anexados:

5. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Que boa aparição por aqui! Bem-vindo, Vitoretti. Vou bisbilhotar essas fotos jajá rss.
    Grande abraço.

6. gsocarvalho

gsocarvalho Veterano

Vitoretti,

Dando uma navegada pela net, encontrei essa discussão em um grupo do Yahoo, falando sobre o seu amp. Pode ser que você consiga garimpar alguma informação relevante.
    E vamos que vamos! :cool:

7. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Boa noite galera, blz?
    Valeu aí gsocarvalho, o cara lá no fórum ficou de me arranjar o esquema deste PHELPA.
    Bem vamos lá. Hj comecei a desmontar o amp e não está nada fácil.

- Desmontando o painel, soquete do fusível, chaves de FASE/LIGA DES-LIGA, 110/220 e sinaleiro.

[attachment=310][attachment=311][attachment=312]
    [attachment=320][attachment=321]
    [attachment=313][attachment=319][attachment=314]
    [attachment=315][attachment=316]
    [attachment=317][attachment=318]

- Retirando o transformador

Vamos abrir um parêntese aqui.
    Como todos devem lembrar, a minha ansiedade se sobrepôs a razão e todo o padrão de segurança [a própria e a do amp:mad:] a ser seguido quando se trata de um amplificador valvulado.
    Me parece que a fumaça que eu vi realmente veio do trafo, o cheiro característicos de papel queimado/verniz veio direto no meu nariz quando abri a tampa de proteção...:(

Relembrando o que relatei...

"Aí veio a famosa onda de alta confiança e resolvi ligar direto na tomada Sad , o som continuou sair falhado e tal até que começou a sair uma fumaça e desliguei na hora. Não houve aquele barulho característico de curto, verniz e papel queimado, coloquei a mão no trafo [outro erro que quase me custa um choque de quase 1000V], pra minha sorte ele estava gelado [o que não significa nada]."

Bem segue as fotos abaixo, ainda não fiz os teste no trafo, mais Fonseca sinta-se a vontade pra dar a sua opinião...

- Ligação 110X220V
    [attachment=323]

- Fiação
    [attachment=324][attachment=325][attachment=326]
    [attachment=327][attachment=328]

- Será que f.....
    [attachment=329][attachment=330][attachment=331]
    [attachment=332][attachment=333][attachment=334]

Bem até a próxima....

Arquivos Anexados:

8. Vitoretti

Vitoretti Vitoretti

Boa noite aí galera, blz?
    Preciso de um programa pra poder fz circuito eletrônico inclusive com válvulas.
    URGENTE...
    Abçs...

9. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Vitoretti, já tentou o Eagle? A versão pessoal é grátis, com ele você faz qualquer padrão de PCI.

10. jfonseca

jfonseca Valvulados.com

Vitoretti, esse esquema aí encima tem coisa faltando nele. Não vejo onde está o circuito que leva a tensão de bias adiante. Não conheço o circuito, mas possivelmente a tensão negativa vai na outra ponta daquele pot de 250K de intensidade do vibrato. Nesta foto ( http://valvulados.com/forum/attachment.php?aid=281 ) parece que a saída da tensão de bias está mesmo indo pra um pot, fio branco/banda azul.

Esse sistema de vibrato é antigo, usava a tensão de bias pra oscilar as 6L6, então se aquele circuito alí tiver problema, a tensão de bias é prejudicada, e pode danificar o estágio de saída.

De resto a parte de áudio do amp é bem padrão Tweed final dos anos 50 e primeiros Blackface da Fender, mas parece incompleto, é quase certo que falta um estágio alí no meio e a data é de 2012.... Acho que teve um photoshop no esquema tentando modificá-lo mas nessa configuração aí está mais próximo dos 40W do que 20.

Essa fonte tampouco é padrão Fender. Usa um dobrador de tensão alí com aqueles 2 diodos e 2 capacitores de 200uF.

Avise aí como vai essa reforma! Gde abraço. Zé

Compartilhe esta Página