12ax7 - 12at7 - 12au7 - 12ay7

Senndry Fernandes de Souza

Forista Registrado(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
1
Pontos
3
Amigos, tenho lido muito sobre as famigeradas válvulas eletrônicas e suas aplicações. Estudando o data sheet dessas válvulas, podemos ver que cada uma possui um fator de amplificação. Qual seria o resultado da aplicação de cada uma dessas no pré de um amplificador para guitarra? Quais ainda são fabricadas?

Registro
16/2/12
Aprovações
17
Pontos
18
Olá Senndry, tudo bem??

Como você mesmo disse, cada um tem um fator de ganho diferente! Acredito que todas elas continuem sendo fabricadas, só não tenho certeza quanto a AY, geralmente ela é a mais difícil de encontrar!

Sobre a aplicação num circuito, diria que esse fato de ganho trás uma característica legal pra cada uma, por exemplo vamos comparar as AX com as AU...as AX tem o ganho maior, logo ela terá maior volume, e vai trazer te dar um crunch "mais cedo" (em relação ao potenciômetro de ganho) assim como tende a ter a sonoridade mais "rasgada", enquanto as AU vão ser mais facilmente domadas no pot de ganho, e vão te trazer uma sonoridade mais aveludada e como eu digo "marrom".

Tudo isso também depende da marca da válvula que você está utilizando....fiz alguns testes quanto a marca e realmente são interessantes de fazer porém, é um teste caro!

É complicado descrever a sensação que cada uma delas nos entrega, o ideal mesmo era você ter todas e ir testando, pra definir qual casa melhor na sua expectativa porém é caro!

Tente alguns comparativos no youtube, eles são geralmente vagos pela compressão do próprio youtube, mas dá pra ter uma breve noção!

Espero ter ajudado, e pra qualquer duvida, estamos ai!

Um abraço

Senndry Fernandes de Souza

Forista Registrado(a)
Registro
2/2/15
Aprovações
1
Pontos
3
Obrigado Bruno_Paleari.

É muito bom poder contar com os amigos deste fórum pra sanar essas dúvidas que surgem ao tentar compreender o fabuloso funcionamento dos valvulados.

Ainda estou dando os primeiros passos nesse caminho. Quem sabe em mais algum tempo eu também possa compartilhar do que tenho aprendido aqui.

Registro
16/2/12
Aprovações
17
Pontos
18
Legal Senndry,

pode contar com a gente!

Um abraço, e nos mantenha informados!