Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Amplificador Palmer P-2020
29/02 2012, 05:01 PM
Resposta: #1
Amplificador Palmer P-2020
Boa tarde;

Tenho aqui pra manutenção um amplificador Palmer P-2020, alguém tem o esquemático dele?? Precisava dele, pois pelo que vi na montagem atual ele foi bastante alterado, inclusive com válvulas trocadas, pelo que sei as originais eram 4 6L6 e ele chegou em minhas mãos com 2 6550.
Fica bem claro olhando por dentro que ele foi completamente altera, dos pés à cabeça. E o cliente gostaria de voltar se possível ao original dele, tanto porque o mesmo veio com transformador Willkason.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Like Post Citar esta mensagem em uma resposta
29/02 2012, 06:50 PM
Resposta: #2
RE: Amplificador Palmer P-2020
Olá Bruno, procurei e infelizmente não tenho esse esquema. Poderia tentar pedir no forum audiolist para ver se alguém tem, lá tem um acervo grande de esquemas nacionais.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
29/02 2012, 10:05 PM
Resposta: #3
Então jfonseca, o dono do ampli ja buscou no audiolist, mas nem lá o pessoal tem o original!!

o máximo que ele conseguiu foi um esquema em baixíssima resolução, onde é notado que estava escrito q era do P-1000, mas foi riscado à caneta e escrito por cima P-2020, então não é nem um pouco confiável, ainda mais pelo fato do "original" citar válvulas 6L6 e esse vir com um par de 6550, sem contar nas alterações do visíveis, vou pegar algumas fotos e te envio pra vc tenha noção!

estou pretendendo ligá-lo em vazio (sem válvulas, ou carga) para checar algumas tensões, mas mesmo assim tenho medo dos capacitores da fonte ferverem!! como que eu posso fazer isso de forma segura?? a velha lâmpada em série??? ou temos mais algum traquejo??

estou bem empolgado com esse, pois ele ainda tem o par de trafos originais da Willkason, e gostaria muito de vê-los funcionando!!

Grato
29/02 2012, 11:28 PM
Resposta: #4
Lâmpada em série com certeza, e se tiver dúvida ainda use lâmpada menor, de 60W. Se ele estiver sem válvulas e a lâmpada acender é sinal de problemas.

Sobre os capacitores, se estiver muito tempo sem ligar, seria ainda melhor usar além da lâmpada um variac(ou dimmer de lampada caseira comum) e começar a voltagem baixa e ir subindo devagar em vez de 220 para ir dando tempo do eletrolito se formar.

Deixa 10 minutos em 20 VAC, vai para 50, 70, 110, etc... Os Palmer que já vi por aqui funcionam com uma lapada de tensão. Se arrochar de uma só vez é capaz dos eletroliticos não aguentarem.

Existem esses esquemas Palmer por aí, eu é que não tenho. Me lembro que um handmaker aqui de Brasilia tinha impressos em papel A3, há muitos anos eu tirei cópia de uma página emprestada dele. Mas quando eu peguei um Palmer de 150W para recondicionar usei o esquema do Marshall Major :

http://valvulados.com.br/view_schematic..../1966u.gif

http://valvulados.com.br/view_schematic....w/200w.gif

Abraço.
05/03 2012, 12:13 PM
Resposta: #5
Jfonseca, estive hoje cedo com o Palmer novamente, e descobri com a teste da lâmpada em série que uma das 6550 estava sim em curto!! saquei as válvulas na hora, e deixei ele ligado por cerca de 30 minutos com medo de algum capacitor dos monstruosos vir a a explodir!!

De fato eles não explodiram, mas um resistor torrou!! o pior é que ele torrou de uma forma que não posso mais ver o valor dele, vou pedir pro dono do aparelho as fotos que ele tinha tirado, talvez por lá possamos ver o valor!, ressaltando que o resistor está no ramo dos +B do circuito e mesmo sem nenhuma válvula no circuito ele torrou!

Outra coisa engraçada que eu notei foi que no circuito não tem nenhum trimpot, pro controle de bias, embora o circuito existe, pois no pino 8 da saída de cada uma das válvulas de power existe um resistor de 1R ligado direto ao terra...então minha pergunta é....se não existe um controle de BIAS, pra que esse resistor???

To com bastante medo desse ampli, por que como disse antes ele aparenta estar bem "fuçado", então suspeito que tenham tirado
05/03 2012, 04:16 PM
Resposta: #6
Olá Bruno, realmente se torrou o resistor sem válvulas e com o limitador de corrente, então esse amp teria queimado feio sem o limitador. Foi uma boa precaução.

Algum capacitor esquentou? Para o resistor torrar, alguma coisa puxou essa corrente, pode ser um capacitor vazando muito, mas nesse caso o capacitor ficaria morno....

O resistor de 1R serve para verificar a corrente de cada valvula e alguns projetos usam um resistor de menor potência como fusível. À partir do pino 5 de qualquer uma das válvulas de potência vai seguindo e você deverá chegar a um resistor de aproximadamente 220K, depois desse resistor deve ter outro resistor igual. Nessa junção dos dois, siga o fio que chega a ambos e irá chegar na fonte de bias. O primeiro lugar onde chegar é o resistor de ajuste de bias que deve ter sido colocado no lugar do trimpot - vai dar pra ver se é original ou se foi colocado no lugar do trimpot.
06/03 2012, 05:50 PM
Resposta: #7
Boa tarde Jfonseca;

De volta com o Palmer, tornei a testá-lo.
Sobre seus palpites segui os caminhos: notei que existe um jumper entre os pinos 5 e 6, ligados em um resistor de 1K5 que vão para um divisor de tensão com dois resistores de 6K8 ligados no positivo de um dos capacitores da fonte, concluí então que esse seja meu circuito de BIAS. Cada válvula tem 1 resistor de 1K5 e a cada duas válvulas vão para o divisor de tensão.
No pino 8 das válvulas de Power temos um resistor de 1R que são ligados direto ao terra.
Outra coisa que notei, é que somente nas válvulas 2 e 3 do Power, temos um resistor de 1K 5W ou seja, isso deixa na cara que ele foi modificado para operar com apenas 2 válvulas, causando uma queda de tensão somente nessas duas, outro fato que contribui é que os resistores citados são novinhos em folha, daquele encapsulamento quadrado e branco (coisa que na época que o ampli foi feito não existia).
Sobre o resistor queimado, ele era de 27K pois consegui visualizar através de uma foto do dono do aparelho. Esse resistor certamente é do ramo da fonte, primeiro por ter um tamanho bem robusto, segundo por que segui suas trilhas e percebi que ele distribui a tensão para dois resistores de 47K que vão ligados aos +B da primeira válvula de pré (pinos 1 e 6)! O mesmo está ligado também a um dos capacitores robustos da fonte, trata-se de um daqueles dinossauros a óleo de 50 + 50 uF, que entre seus “positivos” tem um resistor de 1K que eu estimo ser de 2W. Obs nem esse resistor esquenta com o aparelho ligado....somente o resistor que queimou mesmo.
Pretendo nele fazer o mesmo esquema de testes com as minhas 6L6, para poder testar trafo, e tudo mais. Porém amigo Jfonseca, primeiro de tudo como me certificar de que os capacitores à óleo estão funcionando bem?? Pois tenho comigo que muito provavelmente é um deles em curto que sobrecarregou o resistor. E no caso de acertar o BIAS pras minhas válvulas, posso adaptar um esquema de trimpot entre o divisor de tensão, ou então trabalho trocando o valor dos resistores?
07/03 2012, 09:38 AM
Resposta: #8
Amigo jfonseca;

Achei minha ultima resposta um tanto quanto complicada de interpretar, pensando nisso desenhei agora pra você dar uma olhada no esquema do power que eu descrevi.

segue o link:

[Imagem: esquemapowerpalmer.th.jpg]

Obrigado
07/03 2012, 05:35 PM
Resposta: #9
Boa tarde jfonseca, reparei que você esteve ausente hoje, mas só pra atualizar os posts, hoje eu encontrei no amplificador a causa do resistor queimado!

era de fato uma parde um capacitor de 50 + 50 uF que estava com fuga mesmo, vou amanha tentar ligar o ampli com uma gambiarra aqui, pois não tenho desse capacitor, mas tenho 2 capacitores de 47uF x 500V, nesse caso seria só soldar os negativos juntos, correto??

no caso dos que tinha ai, presumi que o negativo deles é a carcaça, entao posso aterrar a os negativos no chassi e ter assim os dois positivos dos capacitores!
08/03 2012, 02:26 PM
Resposta: #10
Olá Bruno, desculpe a demora em responder, tem sido um pouco corrido aqui, e ontem não passei pelo forum pois estive fora da cidade.

Vamos lá. Sua explicação anterior ficou clara, mas com certeza o desenho ajudou.

Esses resistores de 6K8 no caminho do bais estão errados. Não seriam de 68K? 68K é um valor comum para 6550 e KT88.

Os resistores de 1K5 nos pinos 5 estabilizam muito o amp sem prejuizo pro timbre, entre 1k5 e 5k6 são bem comuns.

Esses caps de 50 + 50 são difíceis de achar no Brasil e quando acha são muito caros. Se tiver dois de 47uF resolve numa boa. Sim, o 50 + 50 nada mais é que dois capacitores com os negativos ligados, pode usar dois e compartilhar o negativo.

O resistor de 1K é necessário para proteger a grade2, a "screen". Esse valor de 1K indica que esse amp foi adequado para usar EL34 em vez de 6550. Para EL34 é bom que sejam entre 5W a 10Watts, para 6L6 e familia podem ser de 5W.

Capacitores a óleo podem ser traiçoeiros. Tenho uns 200 caps da Cherry aqui, gosto do visual vintage deles, de equipamentos antigos do Brasil, mas infelizmente a maioria está vazando..... Para testar é simples: liga um dos lados dele na alta tensão e o outro lado num resistor de 100K pro terra, pode ser resistor de 3 a 5 W mesmo, só pra ter segurança, em tese alí não deverá ter corrente depois do cap encher. Espera uns 2 minutos para ele estabilizar(se for velho, é bom esperar mais um tempinho) e testa a voltagem nas pernas do resistor de 100k, deve estar na casa de milivolts ou próximo a zero. Se estiver acima de 50mV pode desconfiar, se passar de 200mV ou mais pode descartar.

Se eles estiverem vazando eu não conheço remédio. Correspondí com um pessoal no exterior, perguntando se haveria como estabilizar capacitores que vazam, a unanimidade foi que uma vez que o cap começa a vazar DC, ele só tende a piorar. Pensei em esquentar os caps com pistola de ar quente, ou deixar no forno, mas me disseram que nada disso resolve, eu por enquanto não fiz testes mais sofisticados....mas a princípio caps a oleo vazando vão precisar ser trocados.
08/03 2012, 02:41 PM
Resposta: #11
Citar:E no caso de acertar o BIAS pras minhas válvulas, posso adaptar um esquema de trimpot entre o divisor de tensão, ou então trabalho trocando o valor dos resistores?

Sim, depois daqueles dois resistores de 6K8(errados por sinal, veja a resposta acima) você chegou na fonte do bias. Alí na fonte tem um divisor e na divisa tem um capacitor, essa é a saída de bias que vai pras válvulas. O resistor que vem antes(não é o que vai pro terra!) pode ser substituido por um trimpot. Se substituir o que vai pro terra você vai permitir zero V de bias se o pot tiver todo virado para o lado do terra...não é uma boa idéia.

Agora, é sempre bom lembrar da segurança alí. Tem gente que economiza na hora de comprar o trimpot de bias, e esse é o maior perigo para as válvulas de potência e trafo de saída(mais da metade do preço do amp!).

Eu só uso CTS próprio pra bias ou Clarostat com trava, porque aqueles trimpots de plástico ou pots normais que o pessoal usa por aí sofrem com a vibração do amp. Se o bias ficar intermitente pela vibração, isso destrói rapidamente as válvulas de potência e o trafo de saída. A intermitência liga/desliga do bias causa surtos enormes dentro do trafo de saída(efeito flyback) e esses surtos voltam direto pras válvulas de potência, é um ciclo, e destrói o estágio todo.

Em amps de mais de 100 Watts esse problema é especialmente preocupante. Por isso em amps maiores tem gente que coloca o bias fixo com resistores soldados.... Se decidir trocar por trimpot, use apenas um trimpot de qualidade, CTS ou Clarostat por exemplo, custam uns 20 ou 30 Reais, mas sai barato no longo prazo se você pensar no preço do estágio de saída! Por isso, às vezes é melhor mesmo um resistor fixo lá....
08/03 2012, 02:52 PM
Resposta: #12
Realmente os resistores são de 68K, e nao de 6K8 como eu havia dito!

No caso do capacitor ele está em curto mesmo, esse não tem mais jeito, inclusive achei originais pra comprar na altana, mas pra efeito de testes vou utilizar os meus 47uF x 450V.

No meu caso Jfonseca, vou ter q fazer os outros testes com as minhas 6L6, a principio achei que na verdade só necessitaria de um ajuste de BIAS, por isso vou te mostrar a alteração do circuito que bolei:

[Imagem: fontebias.th.png]

Assim poderia regular a corrente de BIAS, só nao sei se mantenho os resistores que na veradade são de 68K, ou então se altero os resistores para 100K, para dar uma queda maior, ou então ainda como usei no meu projeto inserir em série um de 56K, conforme na foto ( [Imagem: poweramp.th.jpg]
)

Depois para ajustar a corrente, é simplesmente medir a corrente entre o resistor do catodo e o terra, correto??? qual seria o valor ideal??
Respondeu metade das minhas perguntas mesmo antes que eu respondesse!!! esse Jfonseca é vidente!!! ou eu sou muito previsível!!rs
08/03 2012, 03:05 PM
Resposta: #13
Mudar de 68K para 100K não vai alterar muito a tensão de bias porque alí não tem corrente expressiva. O único jeito de alterar a tensão de bias é naquele divisor que vem antes, lá na fonte. Se for usar 6L6 não tem problema usar até 220K alí no lugar de 68K, mas para usar 6550 ou KT88 por exemplo tem que usar 68K.

Essa alteração que você fez em http://imageshack.us/photo/my-images/850/fontebias.png/ é o que o pessoal chama de balanço de bias, ela manda mais tensão negativa pra esquerda ou pra direita, mas não altera a tensão que vem da fonte.

Nesta outra: http://imageshack.us/photo/my-images/705/poweramp.jpg/ aquele resistor de 56K pro terra vai formar um divisor com os outros resistores de bias da fonte, teria que calcular para ver se vai dar a queda que você procura.

Alí você tem que lembrar que o sinal vem por esse mesmo caminho. Se abaixar muito a resistência pro terra, o sinal vai todo embora pelo mesmo caminho do bias!

Veja só, a saída de uma válvula inversora é de uns 56K ohms de impedância, se você usa um resistor alí no bias de 56K pro terra, já está matando metade do sinal que veio da inversora....tem que pensar nisso na hora de esquematizar o circuito de bias : o capacitor na fonte de bias é um caminho pro terra para sinais AC, então quanto menor o resistor alí, mais sinal vai embora, quanto maior menos proteção pra válvula, tem que achar um equilibro.
08/03 2012, 03:17 PM
Resposta: #14
Realmente, não tinha me atentado a isso! eu preciso colocar um trimpot em série (daqueles com duas das três pernas em curto) antes que a tensão seque no divisor de 68K!

como no meu projeto....http://imageshack.us/f/806/fonteamp.jpg/

correto??

e quanto ao valor ideal de corrente no catodo das 6L6?
08/03 2012, 03:27 PM
Resposta: #15
Citar:como no meu projeto....http://imageshack.us/f/806/fonteamp.jpg/

Certo!

Citar:e quanto ao valor ideal de corrente no catodo das 6L6?

Depende da tensão +B.

Você pega a potência máxima da 6L6(cerca de 30W - sendo conservador), divide pela tensão +B. Vai dar a corrente máxima. Eu uso entre 60 e 70% da corrente máxima para classe AB1. Para classe A é 90% a 100% da corrente máxima. Lembrando que isso é para cada válvula, se o resistor tive compartilhado por duas 6L6 tem que dividir por 2 a corrente medida.

Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Projeto amplificador valvulado foxmulder 5 11,602 17/07 2014 08:42 AM
Última Resposta: fhn_lopes
  amplificador para iniciantes e estudantes Welton 4 804 25/06 2014 07:55 AM
Última Resposta: Welton
  amplificador valvulado osmar assis 1 7,563 23/09 2012 12:34 AM
Última Resposta: jfonseca
  AMPLIFICADOR ESTALOU E PAROU DE FUNCIONAR!! nNelson Binatti 3 2,962 02/05 2012 11:27 PM
  Duvidas em projeto de amplificador valvulado 6L6 Bruno_Paleari 5 12,395 01/03 2012 11:30 AM
  AMPLIFICADOR VALVULADO PARA BAIXO RICHARD 2 9,005 19/12 2011 12:24 PM
Última Resposta: RICHARD
  Amplificador com sonoridade Britânica Mauro Ricciardi Leira 6 9,545 25/11 2011 04:01 PM

Ir ao Fórum:

Fale Conosco | Valvulados.com | Ir para o Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS