Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Projeto amplificador valvulado
13/10 2011, 12:15 AM
Resposta: #1
Projeto amplificador valvulado
Bom sou estudante de engenharia elétrica e fã de boa música.
Após construir alguns amplificadores transistorizados(básicos) decidi estudar um pouco sobre os valvulados. Coletei muita informação e agora passei a parte de simulações(apesar disso não ser muito convencional, acredito eu) porém percebi que todos os filtros utilizados, para eliminar o RIPPLE, possuem um chamado choke de 2H a 10H.
A minha duvida é qual a forma mais barata e simples de realizar esse filtro sem aquele famoso HUM do amplificador!?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Like Post Citar esta mensagem em uma resposta
14/10 2011, 11:10 AM
Resposta: #2
RE: Projeto amplificador valvulado
Amigo,

Aqui vai uma experiência que tive com o meu valvulado e aprendi muito com fonseca... diversos fatores fazem o hummm existir em um valvulado. O chocke ajuda ,mas a construção de um valvulado depende de outros parâmetros..pesquise as respostas no item jcm 800 deste forum irá lhe ajudar. O que posso dizer é que os componentes a serem utilizados tem que ser de boa qualidade , um bom choke ajuda, transformador de excelente qualidade , a construção da fonte é importante , as blindagem devem ser perfeitas, etc...... como diz fonseca , ás vezes o hum é tolerável...... é melhor deixar do que ficar cutucando o amp para achar o defeito..... abraço e boa sorte.
14/10 2011, 01:36 PM
Resposta: #3
Valeu Richard, vou análisar o jcm800. Como eu estou apenas começando pensei apenas em dimensionar da melhor forma possivel meu amplificador, apartir da fonte e seguir com os outros estágios.
Bom, qual melhor lugar para comprar os componentes? Vale a pena importar alguns componentes?
16/10 2011, 07:11 PM (Esta resposta foi modificada pela última vez em: 16/10 2011 07:11 PM por jfonseca.)
Resposta: #4
foxmulder, seja bem-vindo a nosso forum. A primeira coisa a observar aí no inicio dos trabalhos com valvulados é o fato de usarem alta tensão, então é importante tomar cuidados adicionais não só na hora de montar o projeto(distâncias entre fios, isolamento, etc) quanto na hora de operar no amp para não se machucar.

Nem todos os filtros usam chokes. Esse tipo de filtro é o conhecido por "filtro pi" RC( http://en.wikipedia.org/wiki/Capacitor-input_filter ), e o mais comum em amps de guitarra é o que utiliza só resistores e capacitores(sem choke). A filtragem do choke é muito mais eficiente contra altas frequências, e causa uma queda menor na tensão que o mesmo filtro feito só com resistores. São detalhes aí pra observar na hora de dar "voz" ao amp(o aumento na tensão, etc). O choke encarece o projeto, por isso nem todos usam.

Há muitas formas de reduzir o ripple, uma delas é regular a fonte. Tem um esquema de regulador aqui: http://www.tubecad.com/2007/07/blog0115.htm

Uma outra é fazer uma fonte superdimensionada. Aí entra o balanço entre custo / beneficio. Se vai fazer um amplificador só para você, e um gasto a mais não importa tanto quanto se fosse uma produção em série, então vale a pena fazer uma fonte maior que o necessário.

Boa sorte com os projetos, e qualquer coisa conte com nossa ajuda aí. Abs.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
16/07 2012, 11:39 AM
Resposta: #5
Olá a todos,

Vou meter o bedelho aqui também!

Bom, o Choke atua como filtro conforme o José Fonseca explicou a pouco. Atua nas frequências mais altas.

Existem algumas especulações sobre como diminuir o ruído eletromagnético (o famoso HUM). Uma delas, que fiquei sabendo do Gabriel Bucataru (Sound Garage) é torcer os fios de alimentação dos filamentos da válvula. Procurem no youtube por soundgaragetales. Nem ele sabe a veracidade disso, mas ele usa para manter o padrão de construção exigido pelos mais ampchatos...

Outra especulação é a do André Garcia, um colega meu aqui de Manaus que é audiófilo. Ele pensou em usar transformador toroidal com uma capa metálica na fonte de alimentação (e cá entre nós, é bem mais caro mas em projetos pessoais vale testar).

Bom, sem mais informações por enquanto!

Abraço!
[-] The following 1 user Likes rpkonzen's post:
jfonseca (07-16-2012)
17/07 2014, 08:42 AM
Resposta: #6
Fios da calefação SEMPRE torcidos entre si, de preferência em angulos próximos a 90°. Tem a ver com a forma da osiclação do ruído, Fonseca com certeza sabe explica isso com todos os detalhes, mas pode crer que funciona.
[-] The following 1 user Likes fhn_lopes's post:
jfonseca (07-17-2014)

Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  amplificador para iniciantes e estudantes Welton 5 1,391 17/10 2014 09:49 PM
Última Resposta: marcoamf
  Novo Projeto fhn_lopes 25 2,079 29/07 2014 10:44 PM
Última Resposta: jfonseca
  Cogitando um Projeto Handmade gsocarvalho 17 14,192 17/07 2014 08:23 AM
Última Resposta: fhn_lopes
  Meu Primeiro Valvulado - Hi Octane AX84 felipeievy 5 6,350 01/12 2013 05:49 PM
Última Resposta: marcoamf
  O primeiro valvulado Rafael Espinoza 17 20,859 21/01 2013 09:44 PM
  Opinião: troco ou não de valvulado? tmathomas 4 9,817 10/12 2012 10:23 PM
Última Resposta: tmathomas
  amplificador valvulado osmar assis 1 7,653 23/09 2012 12:34 AM
  O que difere um valvulado de um transistorizado? rpkonzen 16 10,370 16/07 2012 01:01 PM
  AMPLIFICADOR ESTALOU E PAROU DE FUNCIONAR!! nNelson Binatti 3 3,163 02/05 2012 11:27 PM
  Amplificador Palmer P-2020 Bruno_Paleari 55 19,029 26/03 2012 02:22 PM

Ir ao Fórum:

Fale Conosco | Valvulados.com | Ir para o Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS