FAQ: Tem marcas melhores e piores de válvulas ou tanto faz?

Sim. Não só há marcas melhores e piores, como lotes de válvulas da mesma marca podem variar imensamente entre si. Seguem alguns comentários sobre as marcas mais populares da atualidade.
  • Sovtek: não tem timbre excepcional mas são robustas, confiáveis, tem timbre aceitável e de qualidade constante. São as "válvulas de trabalho" de muitos músicos.
  • JJ: São ótimas válvulas, de construção robusta e duráveis, timbre aceitável com lotes apresentando timbre excepcional. De alguns anos para a atualidade tem surgido com baixos preços, competindo neste quesito com as chinesas. Teve um lote de alguns anos atrás apresentando pinos curtos demais nas 6L6, fora isso é raro ouvir falar em problemas com as JJ.
  • JJ Gold Pin: Válvulas de produção atual que buscam resgatar a fama das antigas Tesla. Nos meus testes apresentaram timbre espetacular, baixo ruído e alto ganho. As válvulas de pré-amplificação de placas longas costumam apresentar alto ruído(e microfonia), no entanto as ECC803S Gold Pin da JJ apresentam alto ganho e baixo ruído, sendo o destaque desta marca para a posição V1 nos amps(onde normalmente se usa válvulas de placa curta, buscando evitar microfonia e interferência). Possui preço elevado quando comparado com as JJ tradicionais.
  • Chinesas(Sino/Shuguang): costumam ter um timbre excelente no início mas parecem desgastar-se rapidamente, tem lotes excelentes e outros péssimos. Válvulas de pré apresentam alto ganho quando novas, mas rapidamente se desgastam. Tem sido usadas em amplificadores de série devido a seu apelo inicial, porém as reclamações de defeitos precoces são muito frequentes(as vezes em semanas/meses). Há lotes excelentes, duráveis e de bom timbre, mas não tem constância pois há lotes de qualidade sofrível.
  • Gold Lion(Genalex): Válvulas de excepcional qualidade, preço elevado, mas bem selecionadas, tem timbre encorpado e harmônicamente muito rico. Destaque para os tetrodos da família 6L6 da Gold Lion, especialmente as KT66 e KT88. Originalmente produzidas pela Marconi-Osram usando marcas distintas nos Estados Unidos e na Europa, atualmente são fabricadas pela New Sensor(Sovtek) na Rússia.
  • Electro-Harmonix: A maior parte das que testei tem timbre mediano ou abaixo da média. São válvulas de baixo custo, porém fisicamente bem construídas. Tem lotes melhores porém outros ruins em termos de confiabilidade. Instalei 3 pares de válvulas EH 6V6 e todos os três pares apresentaram defeitos em um breve período de tempo(ano 2011), posteriormente recebí diversos problemas com válvulas EH, no entanto parecem haver "safras" de maior confiabilidade. Caso seja sorteado com um lote de boa qualidade, são válvulas do mesmo padrão das Sovtek(e mesmo fabricante).
  • Winged-C(Antiga Svetlana): Válvulas de qualidade, timbre que varia do mediano para o bom. Possuem um certo mito em torno de sua qualidade, fama oriunda do periodo Soviético, o que inflaciona o preço na atualidade sem qualquer justificativa lógica(na minha opinião). Pelo mesmo preço(ou aproximado), as Golden Lion são superiores.
  • Svetlana(atuais, da New Sensor): Válvulas medianas, do padrão Sovtek.
  • Groove Tubes: Ao pesar o custo, constância, qualidade e confiabilidade são, na minha opinião, as melhores válvulas do mercado para guitarra e contrabaixo. Não fabricam a maioria de suas válvulas comercializadas, mas adquirem grandes lotes e selecionam as melhores unidades, evitando assim o problema que citamos nas outras marcas(falta de constância, lotes bons e outros péssimos). Lotes de distintas marcas podem ser bons ou ruins, e esta seleção custa ao músico, principalmente aos profissionais que não podem sofrer imprevistos na estrada. O resultado do processo de seleção Groove Tubes é um padrão de qualidade único, e constante. O sistema de classificação Groove Tubes permite a substituição de válvulas por outras praticamente idênticas.
  • Tesla: As autênticas Tesla da antiga Tchecoslováquia são válvulas de primeira qualidade. Construídas para o fornecimento doméstico da URSS, possuiam séries especiais para aplicações de precisão. Destaque para as ECC803S no contexto de amplificadores para guitarra. No entanto, de 10 anos para a atualidade tem surgido incontáveis falsificações, especialmente usando a produção JJ atual para imprimir o logotipo Tesla, já que técnicas e máquinas foram herdadas/adquiridas por esta empresa e há semelhanças entre os modelos. Este post(em lingua inglesa) apresenta várias evidências das falsificações.
  • RCA: As válvulas 6L6 RCA, de placas escuras, são as válvulas NOS mais procuradas para amplificadores vintage construidos nos Estados Unidos. Suportam tensões elevadas(acima da especificação) e características de transferência que favorecem o timbre dos amps Fender Tweed.
  • Philips/Miniwatt Brasileiras: Válvulas de baixa confiabilidade devido aos maus tratos e condições de armazenamento em que a maioria dos estoques NOS se encontrou ao longo do tempo. Ruído excessivo de calefação e interferência AM são problemas frequentes, em especial na posição V1. O autor chegou a comprar um lote de centenas de válvulas Philips Miniwatt das quais algumas poucas foram aprovadas para uso.
  • Philips Importadas: Válvulas de boa qualidade, mas sofrem do mesmo problema das Miniwatt, maus cuidados e más condições de armazenamento propiciam falhas precoces e baixa confiabilidade. Como não há produção atual dessas válvulas, resta adquirir aquelas oriundas dos estoques NOS, os quais costumam apresentar os problemas aqui descritos.
  • Mullard e Tung-Sol Atuais: São produzidas pela New Sensor na Rússia sem qualquer relação com as antigas marcas, tem padrão de qualidade Sovtek e timbre característico, com lotes que se destacam no quesito timbre. São, no geral, boas válvulas mas por vezes não justificam o alto preço, podendo ser substituídas por Sovtek sem qualquer prejuízo(são fabricadas no mesmo local).

Tem uma dúvida que não foi abordada aqui?

Visite nosso forum de amplificadores valvulados. Conheça também o livro Amplificadores Valvulados para Guitarra Elétrica, onde são abordados diversos outros temas sobre amplificação para guitarra.