O Show deve Continuar!

Após construir seu próprio amplificador, efetuar modificações no mesmo será uma atividade muito fácil e divertida. A possibilidade de “afinar” o amplificador precisamente para seu gosto pessoal é um dos maiores incentivos a construirmos nossos próprios valvulados.

Seguem algumas idéias de modificações que podem ser efetuadas, visando a experimentação:

  • Alterar o valor do resistor de catodo da válvula de potência. Não deve ser diminuido abaixo de 330 OHMs no caso de uma 6V6, no entanto, ao aumentá-lo, estaremos aumentando a tensão de polarização.
  • Experimente remover o capacitor de catodo da válvula 6V6 e observe a diferença. Este capacitor gera uma referência de terra AC para o catodo da válvula, removendo o feedback negativo. Ao removê-lo deve-se notar maior compressão de áudio e menos distorção.
  • Altere o valor dos capacitores acopladores. Aumentando deverá obter um timbre mais grave, reduzindo-os deve obter um timbre mais agudo. Teste valores bem distintos para observar a diferença.
  • Substitua a válvula retificadora 5Y3 por dois diodos de silício e ouça cuidadosamente o timbre resultante. Devemos notar menor compressão e maior “dureza” do amplificador.
  • Experimente adicionar capacitores em paralelo com os resistores de catodo das válvulas 12AX7. Deve-se notar um grande aumento de ganho.
  • Reduza ou aumente os valores dos resistores de catodo das válvulas 12AX7 – ao reduzí-los aumenta-se o ganho, porém é reduzido o espaço de trabalho antes de ocorrer a clipagem de grade. Aumente este valor e verifique o efeito: aumenta-se o headroom (espaço de trabalho sem clipagem), porém o ganho é reduzido.

Alto-falantes distintos podem alterar completamente o timbre de seu amplificador.Recordo-me de haver testado um amplificador que havia recém construído em um alto-falante de baixa qualidade – fiquei extremamente decepcionado com seu timbre. No entanto ao testá-lo em uma caixa equipada com um Celestion Vintage 30, o amplificador ganhou vida nova. Conforme falamos anteriormente, o alto-falante dá a palavra final no timbre!

Experimente diversas válvulas distintas. O leitor notará que as diversas marcas possuem assinaturas próprias. As válvulas Sovtek 5881 são praticamente indestrutíveis, mas possuem timbre “seco” e relativamente “duro”. As Genalex KT66 podem substituir algumas 6L6 e dar voz renovada a seu amplificador! Válvulas de pré-amplificação modelam o timbre do amplificador: experimente trocar as 12AX7 por 12AU7, 12AT7 e 12AY7. Efetue a troca por marcas distintas, que tal experimentar uma 12AX7 JAN Philips?

Experimente trocar o pré-amplificador por outro, isole o pré-amplificador e ligue um Tube Screamer TS-808 diretamente no estágio de potência valvulado. O que acontece? Construa seu próprio pedal valvulado, com um circuito distinto do seu pré-amplificador existente, e conecte-o diretamente na válvula inversora, como fica a resposta do amplificador?

Experimentando, o leitor descobrirá que as válvulas são extremamente sensíveis às alterações de componentes e que os timbres possíveis de se obter são praticamente infinitos. Por este motivo todos os amplificadores valvulados são distintos, são instrumentos únicos.

Modificar amplificadores valvulados faz parte da magia! Espero que leitor continue a experimentar e que possa usar as dicas que aqui compartilhamos para criar novos circuitos, e assim perpetuar o calor das válvulas.

Cada amplificador valvulado possui a sua assinatura, a qual agora você também sabe modelar de acordo com o timbre que sempre sonhou em obter.

O show deve continuar!